• Matéria: História
  • Autor: santosandrelise18
  • Perguntado 6 anos atrás

o que é neoliberalismo latino-americano?​

Respostas

respondido por: PietraZoratto
0

Resposta:

O projeto neoliberal na América Latina teve sua origem na crise do capitalismo dos anos 1960. Seus fundamentos são o anticomunismo da Guerra Fria e o repúdio das políticas públicas keynesianas, que atribuem um papel decisivo ao Estado no desenvolvimento econômico. Se para Keynes o desenvolvimento dependia de políticas sociais voltadas a assegurar o pleno emprego e a redistribuição da renda por meio do controle estatal de preços, da inflação e dos salários, para os neoliberais foi a oposição e a crítica a esses princípios que fez surgir sua doutrina.

A hegemonia keynesiana descartou por quatro décadas (1930-1970) as teorias clássicas e neoclássicas de David Ricardo, Adam Smith, Alfred Marshall e Walras. Os centros de produção de conhecimento, os empresários e a elite se socializaram na linguagem keynesiana. Poucos chegaram a questionar o papel dinâmico do Estado no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e no desenvolvimento técnico-científico. Seus opositores ocuparam um lugar secundário nos debates e ficaram à margem das principais propostas. Apesar disso, firmaram as bases do que seria o neoliberalismo do final do século XX.

A primeira associação surgiu na França, pouco antes da Segunda Guerra Mundial. O Centro Internacional de Estudos para a Renovação do Liberalismo teve como finalidade atacar a planificação e o coletivismo estatal.

De curta duração, foi o precedente que Hayek utilizou para criar em Mont-Pèlerin, pequena estação suíça de veraneio, a sociedade de mesmo nome. Constituí­da em 1947 para lutar contra o Estado social europeu e o New Deal norte-americano, reuniu-se pela primeira vez em abril daquele ano. Hayek procurou unir e organizar os que abdicavam do keynesianismo e queriam expressar sua repulsa às políticas baseadas em uma concepção social da democracia.

Perguntas similares