Respostas
Resposta:
Reflita sobre o que deseja pedir. Provavelmente, já sabe para quais pedidos seus pais costumam dizer "sim" e para quais sempre dizem "não". Compare o item que deseja atualmente com as coisas que ganhou no passado: ele parece maior do que os presentes de sempre? Analise sua situação financeira e determine de quanto tempo precisaria para conseguir fazer essa compra por conta própria.
Decida se vale a pena brigar por isso. Na infância e na adolescência, muitos bens materiais extremamente desejados não passam de modas passageiras.
Você quer exibir o presente na escola? Ou acha que ele proporcionará momentos de diversão e vai ajudá-lo pessoalmente?
As respostas para as perguntas anteriores poderão ajudá-lo durante a conversa com seus pais.
Planeje a conversa. Escolha um momento em que saiba que seus pais estarão de bom humor, como o dia em que recebem o salário ou quando estiverem orgulhosos de algo que tenham acabado de realizar. Considere também se deve falar com sua mãe em vez do seu pai, ou vice-versa. Além disso, o hábito de manter pequenas conversas diárias com a família vai ajudá-lo a manter os canais de comunicação abertos.
Venda seu peixe. Comece puxando uma conversa casual sobre o que estiverem fazendo no momento, tentando abordar o assunto da forma mais natural possível. Por exemplo: caso queira dinheiro para comprar um vestido novo, comece falando sobre o estado das suas roupas atuais. Depois, passe a falar sobre a vontade de comprar um vestido que caia melhor em você.
Se quiser um novo jogo de videogame, comece falando sobre como o tema do jogo é emocionante.
Se possível, explique como essa compra poderá beneficiar tanto a seus pais quanto a você.
Explicação: