Pesquisar a obra “Cartas chilenas” de Tomás Antônio
Gonzaga, faça uma análise sobre essa obra. Trata-se de
quê? Explique.
Mínimo – 15 linhas
Respostas
Resposta: Cartas Chilenas
As Cartas Chilenas são poemas satíricos e segundo a história foram escritos em versos decassilibos e sem rimas pelo poeta Tomás Antônio Gonzana no séc. XVIII.
No total, o autor compôs 13 cartas e todas tinham um viés político, tratavam dos problemas relacionados a injustiça, corrupção, tirania, abusos de poder, altos impostos, narcisismo dos governantes e casos de nepotismo provindos do então governador de Minas Gerais, o Sr. Luis da Cunha Meneses.
Esses poemas são conhecidos como Cartas Chinesas, pois na época o autor se utilizou do "pseudônimo de Critilo" e remetia as cartas a seu amigo "Doroteu", o qual era na realidade o escritor Claúdio Manuel da Costa e traçou um paralelo com o Chile, enquanto na verdade descrevia a situação de Minas Gerais. Ainda, a obra recebe esse nome pois Critilo (pseudônimo do escritor) é morador da cidade de Santiago no Chile, que na verdade é Vila Rica, em Minas Gerais.
Essa troca de nomes surge também em outros trechos, donde Espanha seria Portugal, e Salamanca, Coimbra.
Fato curioso de toda essa trajetória é que somente após a morte do autor é que foi realmente descoberto quem era o escritor das cartas, pois antes apenas existiam acusações, ou simplesmente achismo de quem seria o compositor de tais poemas, mas o mesmo não poderia assinar seu nome, visto que na época as suas acusações poderiam o levar a morte.
Explicação: