• Matéria: ENEM
  • Autor: jhenrique95351
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o soneto de Luís Vaz de Camões para responder à questão. Erros meus, má fortuna1, amor ardente em minha perdição se conjuraram; os erros e a fortuna sobejaram2, que para mim bastava o amor somente. Tudo passei; mas tenho tão presente a grande dor das cousas, que passaram, que as magoadas iras me ensinaram a não querer já nunca ser contente. Errei todo o discurso de meus anos; dei causa que a Fortuna castigasse as minhas mal fundadas esperanças. De amor não vi senão breves enganos. Oh! quem tanto pudesse que fartasse3 este meu duro gênio4 de vinganças! Glossário: 1. fortuna: sorte, destino. 2. sobejar: sobrar, exceder o necessário. 3. fartar: saciar. 4. gênio: espírito que, segundo os antigos, determinava o destino dos seres humanos. (FCMSCSP) — No poema, o eu lírico afirma que A seus erros e sua má sorte colaboraram para destruir os prazeres que o amor lhe ofertou. B três fatores tornaram sua vida triste, mas que o amor sozinho já bastaria para sua ruína. C o amor que sentia sobreviveu, apesar dos problemas causados por seus erros e sua má sorte. D sua desmedida amorosa foi o elemento que causou seus erros e sua má sorte. E uma lei de compensações equilibrou sua má sorte e seus erros com a presença do amor.


K3lvin: Alternativa B. Três fatores tornaram sua vida triste, mas que o amor sozinho já bastaria para sua ruína.

RESOLUÇÃO Os versos da primeira estrofe afirmam textualmente o que está exposto na alternativa B: erros, amor e má sorte se conjuraram, ou seja, aliaram-se, para levá-lo à perdição, mas os erros e a fortuna sobejaram, ou seja, foram muito além do necessário, pois somente o amor já teria sido o bastante para sua derrocada.

Respostas

respondido por: K3lvin
7

Resposta:

Alternativa B. Três fatores tornaram sua vida triste, mas que o amor sozinho já bastaria para sua ruína.

Explicação:                                                                                                             Os versos da primeira estrofe afirmam textualmente o que está exposto na alternativa B: erros, amor e má sorte se conjuraram, ou seja, aliaram-se, para levá-lo à perdição, mas os erros e a fortuna sobejaram, ou seja, foram muito além do necessário, pois somente o amor já teria sido o bastante para sua derrocada.

Perguntas similares