Quando dois objetos condutores dotados de carga elétrica diferente de zero são colocados em contato direto, as cargas elétricas tornam-se livres para fluir e ocorrem trocas de cargas. Estas atingirão uma situação de equilíbrio apropriada, mas a carga resultante do sistema será conservada. Assim, podemos imaginar algumas situações: I. Se um objeto condutor com carga q é colocado em contato com um condutor neutro, a carga q será zerada nos dois condutores. II. Se um objeto condutor com carga positiva Q é colocado em contato com um objeto com carga negativa q, se |Q|>|q|, então no final ambos os objetos terão carga positiva, e dividirão entre si uma carga igual a Q+q (lembrando que q é um valor negativo). No caso geral, para saber qual carga elétrica é dividida entre os condutores de cargas distintas, devemos somar as cargas originais e dividir o valor resultante entre os condutores. III. Se dois condutores idênticos (por exemplo, duas esferas condutoras de mesmo raio e mesmo material) são colocados em contato direto, então, a carga elétrica original é dividida igualmente entre ambos. A carga de cada esfera será a média aritmética da carga original. É correto o que se afirma apenas em: Escolha uma: a. I e III b. II c. I d. II e III e. I e II
Respostas
Resposta:
2 e 3 estao correto
Explicação:
II. Se um objeto condutor com carga positiva Q é colocado em contato com um objeto com carga negativa q, se |Q|>|q|, então no final ambos os objetos terão carga positiva, e dividirão entre si uma carga igual a Q+q (lembrando que q é um valor negativo). No caso geral, para saber qual carga elétrica é dividida entre os condutores de cargas distintas, devemos somar as cargas originais e dividir o valor resultante entre os condutores.
III. Se dois condutores idênticos (por exemplo, duas esferas condutoras de mesmo raio e mesmo material) são colocados em contato direto, então, a carga elétrica original é dividida igualmente entre ambos. A carga de cada esfera será a média aritmética da carga original.
e)
II e III
Resposta:
II e III
Explicação:
AV1