Em um laboratório, um aluno de farmácia dissolveu uma quantidade de amônia, produzindo uma solução a 0,01 mol/L de amônia. A solução foi mantida em repouso até que atingir o equilíbrio. Uma análise da mistura em equilíbrio mostrou que a concentração de OH- foi de 0,05 x 10-5 mol/L. Calcule a Keq a 25 C.
Respostas
As reações envolvendo ácidos e bases podem ser escritas como equilíbrio baseando-se na teoria de Bronsted-Lowry. Então, a interação do ácido acético com a água pode ser escrita de acordo com a equação a seguir:
Como se pode verificar, as reações entre um ácido e uma base, segundo Bronsted-Lowry, envolvem transferência de H+ e têm dois pares ácido-base conjugados.
A expressão do equilíbrio de um ácido ou uma base pode ser descrita com uma constante de equilíbrio.
Para os ácidos, tem-se no geral:
Onde: Ka: constante de ionização do ácido, [H3O+] é a concentração em mol/L do íon hidrônio, [A-] a concentração em mol/L da base conjugada, no caso do ácido acético, o íon acetato, e [HA] é a concentração em mol/L do ácido.
Para o ácido acético:
Para as bases, tem-se no geral:
Para as bases, Kb é a constante de dissociação, [BH+] é a concentração em mol/L do íon formado a partir do recebimento do próton (H+), [OH-] a concentração em mol/L da base conjugada, no caso da água, o íon OH-, e [B] é a concentração em mol/L da base.