A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam. Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância. De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse diferente pessoa. Sucedido, desgovernado. Assim eu acho, assim eu conto […]. Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data.
O trecho anterior, de Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, esclarece um dos aspectos do tratamento dado ao tempo nessa obra. Assinale a alternativa em que se explicita esse tratamento.
A) O narrador alterna relatos de fatos importantes do passado com a narração de pequenos episódios mais recentes.
B) A ordem cronológica da narrativa vai conferindo aos fatos relatados a importância real que tiveram no passado.
C) A narrativa constrói-se a partir de um tempo reestruturado pela memória, em que os acontecimentos se classificam segundo uma ordem de importância subjetiva.
D) O relato dos acontecimentos não é feito em ordem cronológica, porque, se o fosse, ficaria falseada a importância dos fatos narrados, visto que a memória é mentirosa.
E) O tempo da narrativa confunde na memória os acontecimentos significativos com aqueles que tem importância menor.
Respostas
Resposta:
C)
Explicação:
A narrativa constrói-se a partir de um tempo reestruturado pela memória, em que os acontecimentos se classificam segundo uma ordem de importância subjetiva
Temos como resposta a Alternativa C.
Explicação:
A terceira geração modernista, terceira fase do modernismo ou fase pós-modernista representa o último momento do movimento modernista no Brasil.
Também chamada de “Geração de 45”, a última fase do modernismo começa em 1945 e se estende até 1980.
Alguns estudiosos preferem apontar o fim do modernismo na década de 1960. Outros, ainda, afirmam que o modernismo está presente até os dias atuais.
Os escritores desse período possuíam uma atitude mais formal, em oposição ao espírito radical, contestador e de liberdade desenvolvido na Semana de 1922.
Para o dado exercício, temos como resposta a Alternativa C
A narrativa constrói-se a partir de um tempo reestruturado pela memória, em que os acontecimentos se classificam segundo uma ordem de importância subjetiva.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/7361599