• Matéria: História
  • Autor: lalaanahponcho
  • Perguntado 6 anos atrás

A ideia de que as práticas de “tradução” (ou hibridização) e de “purificação” (ou segregação) são a base do pensamento moderno e de que este não se desdobrou plenamente tanto no modernismo como no pós-modernismo, começa a apontar o problema da distinção entre os dois momentos históricos.
“A palavra ‘moderno’ designa dois conjuntos de práticas totalmente diferentes que, para permanecerem eficazes, devem permanecer distintas, mas que recentemente deixaram de sê-lo. O primeiro conjunto de práticas cria, por ‘tradução’, misturas entre gêneros de seres completamente novos, híbridos de natureza e cultura. O segundo cria, por ‘purificação’, duas zonas ontológicas inteiramente distintas, a dos humanos, de um lado, e a dos não humanos, de outro. Sem o primeiro conjunto, as práticas de ‘purificação’ seriam vazias ou supérfluas. Sem o segundo, o trabalho da ‘tradução’ seria freado, limitado ou mesmo interditado”.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos . São Paulo: Editora 34, 1994, p. 16.

Com base no texto e em seu conhecimento de história do design, identifique quais as escolas de design listadas a seguir em que prevaleceu o processo de “purificação”.

I. Royal College of Art – RCA (segunda metade do século XIX)
II. Glasgow School of Art – GSA (segunda metade do século XIX)
III. Staatliches-Bauhaus (1919-1933)
IV. Hochschule für Gestaltung
– HfG – Ulm (1953-1968)
V. Global Tools (1973-1975)
VI. Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI (1963-1990)
VII. Crambrook Academy of Art
(1977-1990)

Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.


A-I, II, III, IV e VI.


B-I, II, V e VII.


C-IV, V, VI e VII.



D-III, V, VI e VII.


E-II, III, IV e V.


mvpassos: Vc tem mais detalhes da resposta?

Respostas

respondido por: ToquioItuno
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LETRA (A)

  • ☑ I, II, III, IV e VI.
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