80) Na sua opinião, qual a importância de organizar uma agenda de estudo coletiva? *
1 ponto
a) Porque a agenda de estudo coletiva permite que a turma se organize para estudar de acordo com os dias e horários que cada um tem disponível.
b) Porque a agenda de estudo coletiva permite que a turma se organize para estudar de acordo com os dias e horários que cada um tem disponível, assim como o que cada um entende melhor para ajudar os colegas.
c) Não vejo importância em organizar uma agenda de estudo coletiva.
d) Nenhuma das alternativas acima estão corretas.
Enviar
Respostas
ESTUDO INTERCALADO
O estudo intercalado nada mais é do que a distribuição das matérias em um momento próximo de estudo. Pense, por exemplo, que em 3 dias você pode estudar matérias de humanas, exatas e biológicas. Tudo isso sem se cansar e garantindo pleno entendimento!
Para tanto, basta separar uma quantidade proporcional de horas para cada assunto. A ideia, porém, é não passar muito tempo em apenas uma área de estudo. Então, separe os temas de acordo com os seus momentos livres e intercale as matérias.
AUTOEXPLICAÇÃO
A autoexplicação é uma variação do resumo. Porém, com esse método a ideia é ler o texto e explicá-lo para você mesmo em voz alta.
AUTOINTERROGAÇÃO
Com a mesma base, a autointerrogação parte da leitura e da relação entre o tema atual e os assuntos prévios — ou anteriormente estudados. Basta ler o artigo escolhido e, a partir disso, elaborar perguntas que comprovem o seu entendimento.
RESUMOS E DESTAQUES
Claro que não há como ignorar métodos de estudo mais tradicionais. Afinal, a eficácia é comprovada se o aluno apresenta familiaridade e compatibilidade com a estratégia. Entre essas formas, fazer resumos e destacar partes importantes do texto são ótimas opções para aumentar o repertório e focar nas partes principais de cada tema.
TESTES PRÁTICOS
Uma boa rotina de estudos mistura teoria e prática. Afinal, todos os assuntos poderão ser cobrados em provas finais, vestibulares, concursos ou mesmo em situações do dia a dia e no mercado de trabalho, sendo indispensável manter-se atualizado para não ser apanhado de surpresa.
Assim, é possível se preparar para um nível diferente de cobrança. Afinal, o assunto pode ser cobrado de diversas maneiras e isso exige que o estudante saiba usar as informações de acordo com o tipo de pergunta, evitando copiar definições de um livro e raciocinando sobre as possibilidades de respostas.
Uma dica é usar cronômetros para controlar o tempo de realização para cada questão, encontrando uma média condizente com as horas de prova. Outra indicação é refazer os exercícios, mesmo que seja difícil entender como chegar à resposta correta. Assim, o aluno sai da zona de conforto e se prepara melhor.
RELEITURA
A primeira leitura de qualquer texto tende a ser dinâmica, por isso costuma não se prestar ao total entendimento dos conceitos. Quando se trata de informações complexas, essa forma de ler não é, nem de longe, suficiente para a construção dos conhecimentos.
Portanto, ler mais de uma vez é um método de estudo fundamental.
ASSOCIAÇÃO DE IMAGENS A CONCEITOS ABSTRATOS
Essa técnica é considerada uma das mais poderosas estratégias de estudo, pois permite memorizar até os conteúdos ligados às exatas com mais facilidade. Isso inclui a memorização de algarismos que, por serem conceitos abstratos, implicam maior esforço para guardar na memória.
MAPAS MENTAIS
Os mapas mentais são direcionados a organizar as informações, de forma a torná-las mais simples de assimilar. Isso é feito com a representação de ideias e conceitos, desmembrados a partir de um tema central.
Resposta:letra: D
Explicação:
Eu fiz no Classroom e deu certo