• Matéria: História
  • Autor: isabeki1234
  • Perguntado 6 anos atrás

(UNICENTRO/2006- adaptada) Leia a letra da canção a seguir. “Pois Doutô dos vinte estado / Temos oito sem cumê / Veja bem, quase a metade / Do Brasil, ta sem cumê / Dê serviço a nosso povo / Encha os rios de barrage / Dê cumida a preço bom / Não esqueça a açudage / Livre assim nóis da esmola / Que no fim dessa estiage / Lhe pagamo até os juru / Sem gastar nossa corage.”

(In: AQUINO, Fernando V., AGOSTINO, Gilberto, ROEDEL, Hiran. Sociedade Brasileira: uma história através dos Movimentos Sociais. Da crise do escravismo ao apogeu do liberalismo. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 533.)

2. A canção Vozes da Seca, produzida no início da década de 1960 por Luis Gonzaga e Zé Dantas, refere-se à vida rural brasileira. Com base na letra da música e nos conhecimentos sobre o período, é correto afirmar: *

1 ponto

a) O governo Juscelino Kubitschek, por meio do Plano de Metas, privilegiou a agricultura e promoveu uma redistribuição da propriedade fundiária.

b) A maioria dos nordestinos que migrou para os grandes centros urbanos fugindo da seca, conseguiu, através do trabalho, crescer economicamente e galgar posições importantes na política nacional.

c) Com o aumento da importância do setor rural na economia brasileira no período JK, os trabalhadores que permaneceram no campo foram incorporados à modernização em função de uma redefinição das suas relações de trabalho.

d) Movimento que já vinha ocorrendo com intensidade desde 1945, a transferência de população rural para as áreas urbanas ganhou grande importância na Era JK.​

Respostas

respondido por: kauanyrosario
33

Resposta:

2-D

Explicação:

corrigido pelo classarom

espero ter ajudado

respondido por: Lili233566
56

Resposta:

Explicação:

Anexos:
Perguntas similares