Quais os grupos exitestes no reino das plantas ? Cite tres características de cada
um destes grupos e coloque um exemplo de planta para cada grupo
Respostas
Resposta:
briófitas: Briófitas são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.
O corpo do musgo é formado basicamente de três partes ou estruturas:
- rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente;
- cauloide - pequena haste de onde partem os filoides;
- filoides -estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.
São exemplos de briófitas, as hepáticas, antóceros e os musgos, sendo esses últimos os mais conhecidos.
pteridófitas: As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. Nesses vegetais, portanto, já é possível observar a presença de xilema e floema, duas estruturas responsáveis pelo transporte de substâncias no interior da planta. Graças a essa característica, as pteridófitas possuem um porte superior ao das briófitas.
- elas possuem tecidos especializados, apresentando sistema dérmico, vascular e o fundamental. Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam estruturas como raízes, caules e folhas.
- As raízes são responsáveis pela absorção de água e sais minerais, além de promoverem a fixação da planta ao substrato.
- O caule é o órgão vegetal responsável pela sustentação das folhas e, nesse grupo de plantas, pode crescer no sentido oposto ao da raiz ou então paralelo à superfície do solo.
- As folhas, por sua vez, estão relacionadas principalmente com a fotossíntese.
Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das pteridófitas.
gimnospermas: As gimnospermas são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequoias e os ciprestes.
Elas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequoias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas.
- Uma das características mais marcantes desse grupo de plantas é ausência de uma proteção da semente, ou seja, elas não possuem um fruto envolvendo essa estrutura.
- as gimnospermas não necessitam de água para que ocorra a reprodução. Essas plantas possuem o grão de pólen (gametófito masculino parcialmente desenvolvido), que é responsável por levar o gametófito masculino até o feminino utilizando o vento como dispersor.
- É importante salientar que a reprodução é muito lenta em gimnospermas, até um ano pode se passar desde o momento da polinização até o instante em que ocorre a fecundação. Em algumas espécies, após esse processo, pode demorar até três anos para que a maturação das sementes aconteça.
São exemplos de gimnospermas as araucárias, cedros, cicas, ciprestes, pinheiros e sequóias.
angiospermas: A angiospermas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta.
- As angiospermas são plantas vasculares (apresentam vasos condutores) com sementes que apresentam como característica mais marcante a presença de flores e frutos.
- Os frutos são formados a partir do desenvolvimento do ovário das flores após o processo de fecundação. Eles são importantes para o sucesso desse grupo de plantas, uma vez que atuam protegendo a semente e auxiliam na dispersão dessas estruturas.
- Além dos frutos, as flores foram importantes para garantir que as angiospermas tornassem-se o grupo de plantas com maior número de representantes.
alguns exemplos de plantas angiospermas, como mangueira, morangueiro, roseira, orquídea, chuchuzeiro, amoreira e palmeira.
Espero ter ajudado!^^
Resposta:Briófitas: Musgos,Antóceros e Hepátioas
Pteridófitas: Samambaias e Avencas
Gimnospermas: Pinheiros e Araucária
Explicação: