Mais de 3 décadas após “Vale da Morte”, Cubatão volta a lutar contra alta na poluição
[...] Apontada pela ONU como a cidade “mais poluída do mundo”, Cubatão ficou conhecida globalmente como “Vale da Morte”[...].
[...] Apenas 10 anos depois, no entanto, Cubatão foi reconhecida na Conferência sobre o Meio Ambiente da ONU, Eco-92, como símbolo de recuperação ambiental. Com a imposição de medidas de controle, como instalação de filtros nas chaminés, as emissões de poluentes chegaram a cair 90% e, com elas, os números de pessoas com doenças respiratórias e de bebês comprometidos [...].
[...] Cubatão perdeu o posto de cidade mais poluída do mundo – e até mesmo do Brasil, segundo dados de 2014 da Organização Mundial de Saúde. Mas estudos da agência da ONU reforçam que o perigo para a população local não está de todo eliminado e necessita de supervisão constante [...].
[...] “Você não está em Campos do Jordão (cidade do interior paulista conhecida pelo clima mais frio). Aqui há fatores naturais que acabam prejudicando – a topografia, a inversão térmica, a direção do vento. Por isso temos valores de poluição na área industrial que estão fora do padrão”, explica Marcos Cipriano, da Cetesb.
No trecho grifado, o técnico da Cetesb cita a inversão térmica como fator que prejudica a situação da poluição atmosférica, pois esse fenômeno
A
ocorre em cidades pequenas, com baixa industrialização, mas com clima frio e seco.
B
é provocado pelos altos índices de emissão de poluentes de um centro urbano em dias de muito vento e muita chuva.
C
está diretamente relacionado à topografia plana e pouco acidentada do sítio urbano de uma metrópole.
D
artificial é causado pelo excesso do número de veículos nas grandes cidades.
E
retém tantos poluentes que é comum haver aumento nos registros de atendimento nos hospitais e postos de saúde de pessoas com problemas respiratórios quando ocorre o fenômeno.
Respostas
respondido por:
6
A inversão térmica pode ser identificada como fenômeno atmosférico, que ocorre principalmente nos grandes centros urbanos, sendo um processo relacionado com a grande quantidade de atividades industriais realizadas.
Sendo assim, está corretamente colocada a alternativa b, onde aponta os grandes centros urbanos como verdadeiros polos de tais ocorrências, e atribui à industrialização intensa grande culpa do que ocorre nestas grandes cidades.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás