Após nossas leituras, podemos perceber o quanto a atuação do professor, de forma planejada, responsável e consciente, é importante para que o aluno consiga se desenvolver significativamente no que diz respeito ao processo evolutivo do desenho, principalmente na Educação Infantil, em que a leitura e a escrita ainda não são de seu domínio. Partindo desse princípio, por que o professor deve ser um conhecedor do processo evolutivo do desenho, ou seja, conhecer as características das fases do desenho infantil? Como o professor deve proceder ao observar que, mesmo depois de um bom trabalho no coletivo, uma determinada criança não apresenta em seus desenhos uma perceptível evolução?
Respostas
Resposta: A importância de ser conhecedor do processo evolutivo do desenho, deve se fazer parte intrínseca do método que o professor materializa suas aulas, melhor dizendo, ele precisa estar em conformidade que essa é uma forma de comunicação das crianças, são autorretratos onde expressam seus sentimentos.
A compreensão das fases do desenho infantil deve ser a absorção de estudos, análise, leituras de vários autores para que dessa maneira ele possa criar metodologias pedagógicas e cada professor ter a sua própria autonomia de enquadrar as crianças na melhor definição de cada uma delas e elaborar estratégias para que esses conhecimentos o auxiliem no desenvolvimento das crianças.
Algumas crianças possui um certo bloqueio para atividades grupais, e isso pode dar-se por diversos casos, timidez é um exemplo comum deles, e ao identificar alguma criança que não apresenta uma evolução perceptível de seus desenhos é necessário desenvolver a sensibilidade individual conversando, explorando, contando histórias e favorecendo um ambiente acolhedor que a criança se sinta protegida e segura.
Ao criar mais afetividade a criança vai mudar o comportamento e futuramente suas expressões que na Educação Infantil é demonstrada pelos desenhos.
Como seu aprendizado está ligado à sua própria vida; com quem e como convive com familiares e amigos é importante a afetividade entre o aluno e professor para que haja contribuição em seu desenvolvimento.
Explicação:
Espero ter auxilado :)
Resposta:
Se faz necessário que o(a) professor(a) dê bastante papel e canetas paraque as crianças desenhem, para que dessa maneira possa acompanhar oprocesso evolutivo, expressivo e construtivo das crianças. É muito importante que o(a) professor(a) conheça as fases dodesenvolvimento do desenho para que dessa maneira ele (a) possa criarmetodologias pedagógicas de acordo com a p articularidade da turma. De certaforma o desenho são expressões, são autorretratos das crianças. E isso requeruma construção que é lenta, comparada a percepção da criança que são purasensibilidade. A criança que desenha pode desenvolver muito suas produções,as oportunidades de a prender de uma maneira que as satisfaçam, sãodeterminantes para que elas nunca se desinteressem em fazê-lo. Algumas crianças possui um certo bloqueio para atividades grupais. E issopode dar-se por diversos casos, timidez é um exemplo comum deles. Caso issoaconteça em sala de aula o(a) professor(a) busque essa criança e trabalhecom ela in dividualmente. Com o tempo pode colocá-la em dupla com o utracriança que ela seja mais próxima, até que possa trabalhar com ela em gruposmaiores, e o rendimento educacional seja mais produtivo.
Explicação: