Respostas
Resposta:
a vontade e o fundamento de querer viver
Explicação:
Além de ser o filósofo da representação, Schopenhauer é conhecido como o filósofo da vontade. A Vontade é a próxima essência da subjetividade, isto é, é a própria essência do “eu”. Irracional, desprovida de conhecimento, causa em si mesma, sem fundamento, possuidora de um infinito desejo de afirmar-se, a Vontade é o que faz as aves migrar e os tigres acasalar. Nos outros animais, a Vontade se expressa no instinto.
Diferentemente de outros animais, o homem possui consciência de sua vontade: “A Vontade é um cego robusto que carrega um aleijado que enxerga” – esse aleijado é a nossa consciência. No homem, a Vontade é o fundamento do querer viver, do sentimento de posse, do dominar, do afirmar-se: “A vida humana, pois, passa-se toda em querer e em adquirir”.
A expressão "Vontade é um cego robusto carregando um aleijado que enxerga” é uma alegoria para dizer que a vontade tem primazia em relação à razão.
Como é constituído o ser humano?
- O homem é um ser consciente e que busca algo a mais. Assim, ele sabe que tudo tem consequências sejam elas boas ou ruins e pode pensar e planejar o futuro, embora não tenha como controlá-lo.
- A vontade está no âmbito do querer e vai além da esfera racional. Ela impulsiona os prazeres humanos, como: a degustação, a soneca, a ação individual, o impulso sensorial.
- Além de seres racionais e políticos, como afirmado por Aristóteles, o ser humano possui inúmeras habilidades e características, como: ser religioso, ser que brinca, ser que fala, ser que ama e ser que reflete.
Saiba mais sobre a antropologia em: brainly.com.br/tarefa/2307337