O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa o contexto estudado, demonstrando que em cada época os acontecimentos humanos demonstraram uma especificidade. Pensando nesta questão, estudiosos refletiram sobre o tempo nos diferentes períodos históricos, conforme é possível notar no extrato de texto abaixo: O tempo do conhecimento reflete, em geral, o tempo vivido embora nem sempre coincida com ele. Antes do século XIX, o vivido histórico e seu conhecimento foram marcados pelo tempo da "alma", por um tempo mitológico ou teológico, ou filosófico. As sociedades míticas, religiosas ou "racionalistas" elaboraram uma forma de conhecimento histórico que tinha como base um tempo mítico, religioso e filosófico. O tempo vivido era pensado com conceitos como Deus, alma, graça, rei, milagres, salvação, fim do mundo, mal/bem, quando a sociedade era religiosa; quando era racionalista, o tempo vivido era pensado com conceitos como espírito, liberdade, hi
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
I, III e IV, apenas.
Explicação:
I – Nas sociedades místicas e religiosas, o tempo era pensado segundo a perspectiva mítica, divina e filosófica. (CORRETO)
II – Na época da Renascença, os princípios do racionalismo mostraram um tempo visto do lado da alma e da cultura. (INCORRETO) P.47 LIVRO
III – No século XIX, o tempo da racionalidade se impôs sobre o tempo influenciado pela filosofia e pelo conhecimento humano. (CORRETO)
IV – Em sociedades marcadas pelo pensamento positivista, o tempo é visto de maneira objetiva e progressiva, a exemplo do calendário.(CORRETO)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás