Respostas
Resposta:
Ministérios do atual governo
Alguns foram reformulados; outros foram extintos. Atualmente em exercício no Brasil são 22 pastas, além de quatro Superministérios. Cada uma conta com atribuições especiais afins e relativas especificamente às funções nomeadas para atender às demandas ministeriais. Confira.
Ministério do Meio Ambiente
É a pasta que tem por responsabilidade preservar os recursos naturais do Brasil. Sob a administração de Ricardo Salles, na gestão atual do governo Bolsonaro, a pasta ainda controla o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), mas não mais a regularização de propriedades rurais e o controle das áreas de preservação.
Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos
O extinto Ministério de Direitos Humanos foi transformado no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. É a Ministra Damares Alves quem o comanda, com fins de promover políticas públicas para a inclusão de grupos minoritários, entre eles mulheres, negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Além disso, este ministério também cuida do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos idosos. Em sua nova roupagem a pasta excluiu do grupo os pertencentes ao movimento LGBTQI+ o que causou certo espanto e reações adversas.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está sob a responsabilidade da Ministra Tereza Cristina. A pasta é que cuida da promoção do agronegócio e da segurança alimentar do país. Os programas de apoio à agricultura familiar, por exemplo, são parte desse ministério. Desde a entrada do atual governo, a pasta também é responsável pela Funai (Fundação Nacional do Índio).
Ministério da Educação
As decisões afins ao tema educação são de responsabilidade do Ministério da Educação. Sob a tutela de Abraham Weintraub é a pasta que designa e formula todas as políticas relativas, como por exemplo, a política nacional de educação. Além disso é parte de sua função preservar e zelar a qualidade do ensino e pelo cumprimento de suas normatividades.
Ministério do Turismo