Respostas
Resposta:
E na hora de escolher entre sabonetes líquidos ou em barra? Aqui ... "Ao contrário da água e do sabão, o álcool gel não promove a remoção ..
Resposta:
Grande parte desses compostos apresentam algumas substâncias químicas em comum. O álcool em gel geralmente é constituído de etanol (álcool etílico) embora possa ser composto, às vezes, de álcool isopropílico ou isobutílico. Porém o etanol é mais utilizado. Sim, o etanol é o mesmo tipo de álcool usado como combustível de carros e motos, a diferença entre os dois está na concentração da substância. O álcool combustível encontra-se concentrado entre 92% e 96%, enquanto o álcool em gel apresenta concentração de 70%.
Existem ainda outras substâncias presentes no álcool em gel. Uma delas é um gelificante chamado carbopol. Esse gelificante é utilizado para fazer o álcool se tornar gel, uma vez que antes de passar por esse processo o álcool encontra-se no estado líquido. O objetivo disso é diminuir os riscos de incêndio, uma vez que o álcool líquido pode se espalhar de forma mais fácil que o álcool em gel.
Já os sabões costumam apresentar em sua composição, além de outras substâncias, sais orgânicos (também conhecidos como agentes tensoativos). Essas substâncias são as responsáveis pela formação da espuma nos sabões, sabonetes e xampus.