Respostas
Resposta: São animais ovíparos, que podem apresentar três tipos de desenvolvimento: Direto, sem metamorfose: desenvolvido ametábolo (a = sem, metábolo = mudança). Ex.: traça-dos-livros. Do ovo eclode um jovem semelhante ao adulto.
Explicação:
Resposta:
São animais ovíparos, que podem apresentar três tipos de desenvolvimento.
Explicação:
No entanto, aqui focaremos nas duas categorias principais: a metamorfose completa e a incompleta.
Antes de entrarmos nessas categorias, precisamos nos familiarizar com três conceitos: ametábolos, hemimetábolos e holometábolos. É importante lembrar que esses conceitos se aplicam à metamorfose de invertebrados.
Ametábolos (do grego a=sem; metábolo=mudança): são as espécies que não passam por nenhuma etapa de metamorfose ao longo de sua vida, ou seja, o indivíduo que sai do ovo é uma miniatura exata do adulto.
Hemimetábolo (do grego hemi=metade; metábolo=mudança): são as espécies que apresentam alteração parcial na sua anatomia, os juvenis são muito similares aos adultos, no entanto não possuem algumas estruturas ainda, como asas e sistema sexual desenvolvido.
Holometábolos (do grego holo=total; metábolo=mudança): são as espécies que apresentam mudança completa na anatomia do jovem para o adulto. Os indivíduos saem do ovo ainda na fase larval e passam pelo processo da metamorfose completa até chegaram à fase de imago (fase adulta).