A teoria da hegemonia cultural, desenvolvida por Gramsci, possui diálogo com: *
0 pontos
(A) As ideias de Max Weber sobre o Estado e sua relação com a sociedade.
(B) As ideias de Karl Marx sobre o Estado e sua relação com a cultura e as classes.
(C) As ideias de Émile Durkheim, e sua relação com a coesão social.
2 - Sobre a Indústria Cultural e a Escola de Frankfurt, marque a alternativa correta: *
0 pontos
(A) Para os autores da Escola de Frankfurt, o capitalismo não influencia a cultura.
(B) Segundo os autores da Indústria Cultural, a cultura capitalista eleva o espírito, como resultado do desenvolvimento das forças produtivas.
(C) Para a Escola de Frankfurt, a cultura é entendida como uma mercadoria para o capitalismo.
3 - (UEL- adaptada) De acordo com a crítica à “indústria cultural”, na sociedade capitalista avançada, a produção e a reprodução da cultura se realizam sob a égide da padronização e da racionalidade técnica. No contexto dessa crítica, considerando o fast food como produto cultural, é correto afirmar: *
0 pontos
(A) A padronização dos hábitos e valores alimentares obedece aos ditames da lógica material da sociedade industrializada.
(B) O consumo dos produtos da indústria do fast food e a satisfação dos novos hábitos alimentares contribuem com a emancipação humana.
(C) A homogeneização dos hábitos alimentares reflete a inserção crítica dos indivíduos na cultura de massa.
4 - (Enem 2016) “Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. [...]Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.” A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a): *
0 pontos
(A) Legado social.
(B) Patrimônio político.
(C) Produto da moralidade.
(D) Conquista da humanidade.
(E) Ilusão da contemporaneidade.
Respostas
Resposta:
1 (B) As ideias de Karl Marx sobre o Estado e sua relação com a cultura e as classes.
2 (C) Para a Escola de Frankfurt, a cultura é entendida como uma mercadoria para o capitalismo.
3 (A) A padronização dos hábitos e valores alimentares obedece aos ditames da lógica material da sociedade industrializada.
4 (E) Ilusão da contemporaneidade.
A alternativa B é a que melhor apresenta as ideias apresentadas por Gramsci baseado nas ideias propostas por Marx sobre o capitalismo e a disputa de classes.
Karl Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Para embasar suas reflexões ele organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/14853619
A alternativa C apresenta corretamente o objetivo nas pesquisas propostas pela escola de Frankfurt. A escola de Frankfurt surgiu por volta de 1924 onde a filosofia e a sociologia vinham se desenvolvendo abrindo espaço para grande teóricos, após Marx, Nietzsche, Hartmann e Husserl, desenvolvendo nessa fase, teorias importantes, as quais nessa escola possuíam pensadores já atuantes no século XX onde os principais são:
- Theodor Adorno;
- Horkheimer;
- Walter Benjamim;
- Habermas.
Dentre as teorias principais da escola, podemos apresentar Habermas que foi na contramão de Hegel no que tange suas reflexões acerca da modernidade, pois para o ele, é importante que exista a diferenciação sociológica entre a modernidade e a modernização.
Mais sobre este tema:
brainly.com.br/tarefa/20022310
A sociedade industrializada acaba gerando diferentes tipos de costumes que quando colocados em pratica se apresentam plurais mas acabam seguindo elementos de uma cultura massificada, logo, a alternativa A se apresenta como correta.
A indústria cultural atua como um mecanismo de comunicação entre os diversos veículos de mídia.
Por isso, falar em indústria cultural é pensar na modernização, onde após o advento da globalização e a chegada da internet, a indústria cultural passou a trabalhar cada vez mais na publicidade e marketing voltado as massas, estando presente em todos os campos, inclusive os digitais.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/22986547
A alternativa E é a que melhor apresenta o sentido sobre a indústria cultural e a noção de liberdade, onde podemos associar ao consumo e as ideias de Marx sobre as classes sociais.
O consumo acaba influenciando a liberdade se tornando uma válvula de escape utilizada pela indústria cultural para coagir o indivíduo através dos veículos de publicidade e marketing.
Exemplos:
- A troca de celulares anualmente mesmo sem maiores necessidades;
- A compra de roupas e joias para ostentação;
- A necessidade de sempre atualizar algo que ainda poderia ser utilizado, entre outros.
Deste modo, a contraposição do comunismo é o capitalismo que coloca o indivíduo assalariado como parte de uma engrenagem na qual ele produz mais do que recebe, sendo o básico para seu sustento enquanto os grandes donos crescem.
Mais sobre este tema:
brainly.com.br/tarefa/22750740