102- Aap2 - História do Brasil República II
1- "Em breve resumo sobre o governo de Kubitschek, considero que se poderia caracterizar o “juscelinismo” por uma política que, nas palavras de Celso Lafer, procurou a conciliação entre o velho e o novo, entre a elite e as massas. Esse “ismo” também se identifique com um novo tipo de nacionalismo que se distanciava do nacionalismo getulista pela ênfase concedida ao capital estrangeiro, cujo, ingresso privilegiado constitui o principal motivo da crítica das esquerdas ao governo. Esse nacionalismo de certa forma confundia-se com o desenvolvimentismo em termos de mobilização de recursos e de apoio e também no nível ideológico, graças ao grupo dos intelectuais articulados em torno do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB"). BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. O Governo Kubitschek: desenvolvimento econômico e estabilidade política, 1956-1961. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Considerando o nacional-desenvolvimentismo do governo JK, avalie as afirmativas a seguir. I. A fim de efetivar o nacional desenvolvimentismo, JK lançou o chamado Plano de Metas, composto por 5 objetivos econômicos. II. O governo articulou um plano de desenvolvimento econômico liberal com caráter nacionalista. III. O nacional-desenvolvimentismo foi representado no plano das ideias pelo grupo de intelectuais do ISEB e efetivada através do Plano de Metas. IV. A política nacional-desenvolvimentista tinha como objetivo que a burguesia industrial brasileira pudesse estabelecer uma economia liberal. V. Os mais ativos intelectuais isebianos formulavam e difundiam a ideologia do desenvolvimento nacional, mas defendiam a autonomia e o distanciamento do governo JK. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta. Alternativas: a) Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas. b) Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas. c) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas. d) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. Alternativa assinalada e) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
2) O “Programa de Metas”, nome oficial da política econômica de JK, partia de um diagnóstico sobre os “pontos de estrangulamento” da economia nacional situados em três setores básicos: infraestrutura, indústria de bens intermediários e indústria de bens de equipamentos. O Plano não se preocupa especialmente com a agropecuária, nem define metas com relação à distribuição espacial ou pessoal da renda. [...] O Plano de Metas não se restringe, no entanto, apenas à questão da infraestrutura. O Estado vai atuar diretamente ou indiretamente (por meio de subsídios e incentivos) para a instalação de um setor de bens intermediários e de um setor de bens de capital, seja ampliando o já existente, seja criando nova capacidade de produção. [...] Na sua grande maioria, naquilo em que o Plano de Metas ensejava a transição da economia para o capitalismo industrial “maduro”, as metas obtiveram um sucesso importante. Coloca-se a indústria automobilística como o setor que desponta para ser “centro motor” do novo padrão de acumulação, ainda que o maior desempenho, nesse período, fique por conta do setor de bens intermediários, alavancado pelo Estado. RABELO, Ricardo Fonseca. Plano de Metas e consolidação do capitalismo industrial no Brasil. Revista Economia & Gestão, v. 2, n. 4, 2008, p.48-50. Assinale a alternativa correta sobre o Plano de Metas. Alternativas: a) O Plano previa grandes investimentos estatais para resolver os pontos de estrangulamento da economia, isto é, setores que inviabilizavam o apropriado andamento da economia, como o de energia, transportes e indústrias de base. b) O presidente Juscelino não teve êxito na implementação do Plano de Metas, tendo em vista os péssimos resultados alcançados com as metas de energia e transporte, investimentos indispensáveis para o avanço da industrialização. c) O Plano de Metas era um texto econômico, que visava intensificar a industrialização por meio do incentivo de investimentos do capital estrangeiro exclusivamente com o objetivo de expandir o parque industrial brasileiro. d) A “meta-síntese” do governo de JK foi a formação da indústria automobilística no Brasil e a criação das rodovias por todo o país que foi incorporada ao Plano de Metas ao longo da campanha presidencial, tornando-se uma das prioridades, “a grande meta de integração nacional”. e) O Plano de Metas investiu apenas na questão da infraestrutura. O Estado atuou na instalação de Brasília e na reformas de inúmeras cidades da região norte e centro-oeste investido na pavimentação asfáltica e transporte.
Respostas
respondido por:
38
Resposta:
1 d
2 a
3e
4c
Corrigido pelo Ava
éeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee isso
Explicação:
silvioferreir472:
vvvvvvaaaallleeeuuuuuuu...
respondido por:
2
Resposta:
1-d)
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
2-a)
O Plano previa grandes investimentos estatais para resolver os pontos de estrangulamento da economia, isto é, setores que inviabilizavam o apropriado andamento da economia, como o de energia, transportes e indústrias de base.
3-e)
antigetulista - trabalhismo - getulista - getulismo - trabalhismo
4-c)
A crise econômica enfrentada durante o governo de Juscelino foi herdada por Jânio Quadros e João Goulart.
Explicação:
Aap2 - História do Brasil República II
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás