As organelas e as células desgastadas, que não são úteis ao bom funcionamento do organismo, são removidas ou eliminadas pelo lisossomo. Assim, o organismo fica com uma característica extremamente dinâmica, pois pode nutrir uma célula com partes de uma célula mais velha. Um exemplo é a regressão da cauda de girinos durante a metamorfose dos anuros.
A organela responsável por essa ação tem como função
a) o transporte intracelular de proteínas para construção de novas células.
b) a transformação de energia para uso no processo de digestão da cauda.
c) a liberação de enzimas digestórias para a autofagia das células da cauda.
d) a síntese de enzimas para o aproveitamento de material de células velhas.
e) o armazenamento de nutrientes como reserva de energia para as novas células.
Respostas
Resposta:
c) a liberação de enzimas digestórias para a autofagia das células da cauda.
A organela responsável pela regressão da causa de girinos durante a metamorfose tem como função a liberação de enzimas digestórias para a autofagia. Alternativa C.
A organela citada pela questão é o lisossomo.
Os lisossomos são vesículas muito importantes para a digestão intracelular, pois estão repletas de enzimas digestivas como lipases, nucleases, fosfatases, proteases e fosfolipases. Assim que são produzidos, eles se chamam lisossomos primários e quando começam a atuar "transformam-se" em lisossomos secundários.
O processo de fagocitose dos protozoários é uma ação mecânica, em que há projeções citoplasmáticas sobre a partícula, englobando-a com pseudópodos. Com isso há formação de um fagossomo em que o lisossomo primário vai atuar liberando enzimas digestivas.
A partir do momento em que há essa fusão, forma-se o lisossomo secundário - ou vacúolo digestório, onde haverá a digestão intracelular. As porções da partícula que não são digeridas, ficam no citoplasma para serem eliminadas e recebem o nome de corpo residual.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/14178648