16. Quais as causas que contribuem para a
poluição do solo, água e ar? E como
podemos diminuir seus efeitos negativos?
Respostas
Resposta:
Algumas medidas podem ser adotadas para controlar e reduzir a contaminação do solo. A redução ou eliminação do uso de fertilizantes e pesticidas nocivos (com utilização de biopesticidas, por exemplo), o reflorestamento, o controle do lançamento de lixo tóxico das indústrias e, principalmente, a reciclagem, junto com a destinação correta do lixo e seu tratamento. Porém, essas medidas não são facilmente realizadas e requerem um tempo considerável para sua aplicação, além de investimento em infra-estrutura.
Explicação:
so sei a do solo
Resposta:
As principais causas de poluição do solo são o uso de fertilizantes, pesticidas, herbicidas e inseticidas, o despejo incorreto de resíduos sólidos e o desmatamento. Esses fatores fazem com que as principais consequências da poluição do solo sejam a redução de fertilidade do solo, o aumento do risco de erosão e a perda de nutrientes.
Explicação:
Usá-los para corrigir deficiências do solo de forma indiscriminada acaba contaminando o solo com impurezas e/ou com uma sobrecarga de nutrientes para os vegetais, desequilibrando assim a composição natural do solo. Alguns metais pesados, como chumbo e cádmio, também são encontrados em fertilizantes, aumentando a toxidade do solo, sendo um grande perigo para as plantações. Esses poluentes são posteriormente arrastados com a água das chuvas ou se infiltram no solo, indo parar em lençóis freáticos e mananciais, poluindo assim os cursos d'água.