ME AJUDEM POR FAVOR. Durante a Guerra Fria a Alemanha ficou dividida em quatro zonas de ocupação, após a conferência de Postdam em 1945, respectivamente uma zona de ocupação soviética, estadunidense, francesa e britânica. No entanto posteriormente essas áreas foram agrupadas em dois novos países a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental assim como a então capital Berlim. Explique o porquê ocorreu essa divisão, a construção do muro de Berlim e quais foram as ideologias adotadas em cada uma dessas duas áreas.
Respostas
Explicação: Em 1946 ocorreu o que conhecemos como Divisão Alemã entre Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, Estados Unidos da América, França e União das Republicas Socialistas Soviéticas. O governo da URSS era marxista-leninista o que conhecemos como Comunismo, e a França, o Reino Unido e os Estados Unidos eram países capitalistas. Então foi decidido que o lado capitalista deveria se chamar de Alemanha Ocidental que tinha um governo Capitalista e Alemanha Oriental que tinha um governo comunista. A grande razão do muro de Berlim foi: Berlim mesmo estando na Alemanha Oriental, Berlim deveria ser divida a todos os países que governavam todas as Alemanhas. Mas como a União Soviética era Comunista e o outro lado era Capitalista eles não queriam que a população soubesse como era o Capitalismo, para que eles permanecessem sempre ligados ao comunismo. Com a Revolução de 1989 a União Soviética já tinha tido vários problemas em suas "colônias" como a manipulação de votos, realmente aconteciam eleições mas os votos não eram livres e os resultados eram manipulados, além da Crise de Chernobyl em que se via que a União Soviética só prezava pela sua imagem diante do mundo. Para resumir o motivo da Queda do Muro: O povo estava passando fome no lado Oriental e tinham poucos direitos, enquanto no lado Ocidental a vida era mais fácil e o povo tinha constantes e respeitados direitos. Além de que o termo liberdade de expressão era proibido já que os meios de jornalismo eram objetos do Estado.
Menção honrosa: Nos anos 80 com a crise em toda União Soviética, os professores eram pagos com Vodka Russa produzida pelo governo.