Respostas
Resposta:
Hugo Rafael Chávez Frias foi um político, militar e Presidente da Venezuela, tendo sido o 56.º presidente da Venezuela, governando por 14 anos desde 1999 até sua morte em 2013.
A campanha eleitoral de Chávez foi interpretada por muitos analistas políticos como uma saída radical, e, quando se tornou presidente, uma série de transformações foi iniciada no país. A primeira delas foi a elaboração de uma nova Constituição para a Venezuela. Essa nova Constituição foi elaborada por uma Constituinte e foi redigida e promulgada por políticos que apoiavam Hugo Chávez.
Quando a nova Constituição foi promulgada, Chávez convocou nova eleição presidencial para que seu governo se estendesse nos termos da nova Constituição que estipulavam que o mandato presidencial seria de seis anos. Chávez também venceu essa ao conquistar 60% dos votos, o que lhe garantiu mais seis anos na presidência venezuelana.
Esse foi o início do chavismo na Venezuela, um regime entendido por cientistas políticos como populista e que contribuiu abertamente para o enfraquecimento do sistema democrático no país.
Uma das principais ações de Hugo Chávez em seu governo foi a promoção de ações que foram responsáveis pela distribuição de renda no país. Isso se deu por meio de programas de bem-estar social e do estabelecimento de políticas públicas que contribuíram para aumentar a parcela da população que era atendida pelos serviços de saúde e educação.
O sucesso do chavismo em promover melhorias na vida da população mais pobre do país garantiu um forte apoio dessa população ao projeto político chavista. Esse programa também foi responsável por criar uma forte oposição ao chavismo nas classes mais elevadas do país, contrárias a esses programas de bem-estar social.