Respostas
Resposta: Não é difícil reconhecer uma roda de capoeira, o som do berimbau, com o pandeiro e o atabaque, os movimentos ágeis e precisos que misturam dança e luta, são elementos característicos.
Essa arte durante muito tempo foi proibida no Brasil, em 1890 o código penal da República proibia a prática da capoeira com punições como castigos corporais. A capoeira é de origem afro-brasileira, nasceu aqui criada pelos povos africanos na época da escravidão, com movimentos inspirados em danças guerreiras africanas, sempre foi um símbolo de luta e resistência do movimento negro, como representado em suas canções No governo de Getúlio Vargas, a capoeira passou a ser mais valorizada quando Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba, foi convidado para uma apresentação no Palácio do Governo e a primeira academia de capoeira foi criada.
Edson, 34, o contramestre Burca, trabalha com capoeira há mais de 20 anos e dá aulas em Bauru. Ele ressalta a importância do mestre Bimba para a preservação da capoeira, “A capoeira é a luta regional baiana que mestre Bimba criou, isso foi o pontapé para que ela não morresse, se não fosse por ele a capoeira teria se extinguido assim como várias manifestações de matriz africana”.