• Matéria: História
  • Autor: felipeantoniettiboem
  • Perguntado 6 anos atrás

Segundo Reinado, a organização política era baseada em um Parlamentarismo, dito às avessas. Nessa organização, os dois partidos, Conservador e Liberal, tentavam alcançara o poder para colocar suas idéias em prática. Na verdade, as diferenças entre as idéias desses partidos eram poucas e o grande objetivo tanto de liberais quanto de conservadores era a de chegar ao poder. Vários foram os momentos em que ocorreram embates, até violentos entre os membros desses dois partidos. D. Pedro II acabou achando uma forma de apaziguar os ânimos dos dois lados e manter uma certa estabilidade política no Brasil durante o seu reinado que se estendeu até o ano de 1889.

1) No texto, um dos trechos se refere a estabilidade política conseguida por D. Pedro II, apaziguando os ânimos entre liberais e conservadores. Como D. Pedro II conseguiu agradar liberais e conservadores e manter certa paz durante seu reinado?
R:

Respostas

respondido por: juannmarleymoraes
1

Resposta:

Dom Pedro II determinava quais políticos seriam integrantes do Conselho de Ministros. Para evitar a acirrada disputa política entre liberais e conservadores, o imperador criou, em 1847, um modelo de administração que o eximiria desses inconvenientes políticos e, ao mesmo tempo, manteria sua autoridade.

Perguntas similares