Na cidade de Atenas, só era considerado cidadão quem nascia na cidade. Logo, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis. O nome dado aos estrangeiros era *
a) Fratrias
b) Georgóis
c) Hilotas
d) Eupátridas
Respostas
Resposta:
bom, eu não sei se tem essa alternativa, mas a resposta correta seria "Metecos"
Explicação:
Metecos eram os estrangeiros residentes nas Pólis gregas de Atenas. Existiam em várias cidades , exceto em Esparta, que não recebia estrangeiros. Atenas, por sua riqueza e preponderância cultural, atraiu muitos estrangeiros que exerciam ofícios como professor, artesão, artista, comerciante.
Na Grécia Antiga, o nome dado aos estrangeiros era Metecos.
Apesar de excluídos dos direitos políticos na Grécia Antiga, os Metecos do grego Μέτοικος, poderiam exercer funções comerciais, como comércio e artesanato.
A democracia grega inspirou as formas de democracia do mundo moderno, tendo tido um papel fundamental para a construção dos moldes políticos que vemos atualmente, porém, mesmo sob o nome de democracia, o regime político da Grécia Antiga excluía grande parte da população do exercício do voto, como os estrangeiros, as mulheres e os escravos.
Para ser considerado um cidadão grego, era necessário ser homem, maior de 21 anos de idade, ser livre, ou seja, não ser escravo, ter nascido na cidade de Atenas e ser filho de pais atenienses.
Bons Estudos!