• Matéria: Geografia
  • Autor: antunesana20199
  • Perguntado 5 anos atrás

oq diferenciava os Estados do Norte para os estados do Sul na questão racial?​

Respostas

respondido por: annapereiracla75
1

Resposta:

Explicação:

Este artigo investiga o papel da raça e do racismo nos Estados Unidos da América. Ele trata de raça como conceito, explorando, primordialmente, o motivo da existência de categorias raciais e da desigualdade racial. Também, nele, examinamos a atual situação da raça nos Estados Unidos ao expor suas manifestações sociais, econômicas e políticas. Após explorar a magnitude da desigualdade racial nos Estados Unidos, trabalhamos para desvendar os mecanismos que perpetuam e sustentam, tanto estrutural quanto culturalmente, as disparidades raciais. Em razão de ações e crenças racistas terem sempre sofrido resistências por parte dos movimentos sociais, atos coletivos, e resistência individual, nós analisamos a natureza e os resultados dos esforços da luta contra o racismo norte-americano. Concluímos com uma análise das perspectivas atuais relativas à transformação racial e das possibilidades para a emergência da igualdade racial. Assim, neste artigo, trazemos uma análise abrangente da situação atual das dinâmicas raciais nos Estados Unidos e das forças determinadas a combater o racismo.

respondido por: filgueiraantonio2007
1

Resposta:Após o processo de independência, as elites econômicas do Norte e do Sul passaram a dialogar uma série de acordos que discutiam os divergentes interesses políticos e econômicos desses dois grupos. A diferença entre nortistas e sulistas tinha origem no processo de desenvolvimento de cada uma destas regiões. Enquanto o sul prosperava à custa do trabalho escravo e da exportação de matéria-prima para a Europa, o norte privilegiou o trabalho assalariado e a articulação de um poderoso comércio.

Estas diferentes orientações acabaram potencializando um confronto que primeiro se manifestou nas políticas fiscais, agrárias e trabalhistas da nação. O interesse nortista era diametralmente oposto ao que os representantes políticos do Sul enxergavam ser necessário para o desenvolvimento de sua economia. A união que outrora transformou nortistas e sulistas em filhos de uma mesma nação parecia falir mediante um caminho que não parecia oferecer um meio termo.

Explicação:conforme salientado por vários escritores e livros, o processo de independência dos Estados Unidos foi conduzido graças ao enorme sentimento de autonomia que estabeleceu a união de todas as colônias contra a intervenção inglesa. Contada dessa forma, temos a impressão de que toda a população norte-americana partilhava das mesmas perspectivas políticas. No entanto, veremos que essa sensação de harmonia ruiu no desenrolar do século XIX.

Perguntas similares