Apesar de não ser tão permeável como a membrana plasmática, o núcleo celular também permite a passagem de substâncias através dos poros. Explique como é feita a seleção do transporte dessas substância tanto para o interior do núcleo quanto para o citoplasma.
Respostas
Resposta:
Membrana plasmática, também chamada de plasmalema, é formada por uma dupla camada de lipídios, na qual várias proteínas estão inseridas. Essa membrana, que circunda todas as células, garante a separação entre o meio interno e o meio externo. Vamos descobrir, a seguir, algumas das principais características dessa membrana e o papel que ela desempenha nas células.
- O que é citoplasma
No início da citologia (o ramo da ciência que estuda as células), acreditava-se que uma célula viva abrigava um líquido viscoso em que estava mergulhado o núcleo. Esse líquido levou o nome de citoplasma, cuja etimologia corresponde ao grego, kytos, célula, e plasma, líquido.
Os grandes avanços da ciência nos últimos tempos permitiram aos pesquisadores uma investigação mais detalhada dos segredos das células vivas. Antigamente, imaginava-se que o citoplasma celular era simplesmente uma substância gelatinosa. Quanto engano da parte dos cientistas!
- Função do citoplasma
A função do citoplasma é fornecer sustentação esquelética para a célula através da estrutura composta por filamentos e túbulos proteicos. Além disso, todo o conjunto de estruturas mergulhadas no citosol apresenta bastante dinamismo, fato que possibilita à célula realizar alguns movimentos.
- Composição do citoplasma
Para compreendermos a composição do citoplasma, é preciso diferenciar os dois tipos de células: procariotas e eucariotas.
- Células procariotas
O citoplasma das células procariotas é composto de citosol e não apresenta estruturas membranosas ou sistemas de membrana. Vale lembrar que esse tipo de célula, típica de bactérias e arqueas, não tem núcleo e sua organização é relativamente simples, com o material genético diretamente mergulhado no citosol. Este, por sua vez, contém milhares de ribossomos, granulações conectadas ao RNA, cuja função é produzir proteína.
- Células eucariotas
As células eucariotas (vegetais, animais, protoctistas e fungos) têm estrutura muito mais complexa que as procariotas. O seu citoplasma, além de ser preenchido com citosol, apresenta diversas estruturas membranosas, conhecidas como organelas citoplasmáticas, e uma rede de tubos e filamentos de proteína chamada de citoesqueleto.
Explicação:
Bons estudos!