• Matéria: História
  • Autor: matheusramos996
  • Perguntado 6 anos atrás

Os antigos japoneses viviam em centenas de clãs – pequenas comunidades tribais – que frequentemente guerreavam entre si. Os governantes dos clãs eram também os líderes religiosos das comunidades tribais. Essa antiga crença japonesa chamava-se Xinto. Como era caracterizada essa religião?

Respostas

respondido por: mulunga17
3

Resposta:

o xintoismo continua a ser a religião com mais adeptos , no Japão.

é uma crença de caráter animista e politeísta, onde se acredita que todas as coisas que compõem o Universo são divinas e estão intimamente interligadas.

Por esse motivo, prega-se a harmonia com a natureza e a purificação de corpo e da alma.  o xintoismo  Considera o ser humano puro em seu estado natural, todavia, maculado pelas influências maléficas dos espíritos que habitam o mundo inferior.

Basicamente, o xintoísmo se caracteriza pelo culto à natureza e aos espíritos ancestrais. Eles são reverenciados por meio de oferendas e orações realizadas em altares por todo Japão.

A adoração tem por finalidade realizar pedidos de ajuda, promessas de atos no futuro ou a simples louvação para agradecimentos. Já as oferendas, geralmente são feitas em gêneros como arroz, sal e saquê.

As entidades louvadas são chamadas Kamis, espíritos de consciência e poderes limitados, mas capazes de grandes intervenções no mundo cotidiano. Eles são responsáveis pela proteção dos locais em que são patronos.

Eles são representados sob diversas formas, como árvores, vales, rios, montanhas, fenômenos atmosféricos (chuva, raios, etc), ou até mesmo por homens importantes, especialmente os grandes sábios e guerreiros.

Perguntas similares