• Matéria: Pedagogia
  • Autor: karine1232008
  • Perguntado 5 anos atrás

Texto base:



O Homem Vitruviano expõe o traçado e as proporções do corpo humano em total equilíbrio. Expressa a beleza humana com as posições dos braços e das pernas como quatro posturas diferenciadas inscritas num círculo, sendo que o umbigo é o centro da figura. Tudo está medido e dividido matematicamente com extrema precisão. Para a Filosofia a figura mostra mais que as proporções perfeitas, a figura humana está totalmente integrada às figuras geométricas, demonstrando a relação do homem com o universo, em equilíbrio com total integração.

É possível estabelecer estreito vínculo entre esse desenho de Leonardo da Vinci com:

Alternativas:

a)
A opinião, que é individual e particular a cada sujeito.

b)
A máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”.

Alternativa assinalada
c)
A uma das formas de conhecimento de Platão ao indicar que a sensação é particular a cada um.

d)
O debate através do diálogo que Sócrates realizava indicando que cada homem tem sua opinião.

e)
A práxis de Aristóteles que aponta para o homem que faz, que realiza as ações objetivas e individuais.

2)Texto base:
Dentre os mais importantes sofistas está _______________. Para ele, era preciso aprender a argumentar pró e contra uma posição, pois ambas são verdadeiras. Essa habilidade, chamada de _______________, era um ótimo recurso para se preparar para debates. Quando se conhece com profundidade os argumentos contra e a favor, é possível defender bem qualquer posição e apontar objeções nos argumentos dos adversários. Os mestres nessas ações foram os _______________: eram flexíveis e consideravam a verdade como relativa e subjetiva, não como absoluta e objetiva.

As palavras que completam o texto corretamente, na sequência são:

Alternativas:

a)
Pitágoras - antilógica - filósofos

b)
Platão - antilógica - filósofos

c)
Sócrates - antilógica - sofistas

d)
Protágoras - antilógica - sofistas

Alternativa assinalada
e)
Aristóteles - lógica - sofistas

3)Texto base:
Sócrates nunca escreveu. O que sabemos de seus pensamentos encontra-se nas obras de seus vários discípulos, e Platão foi o mais importante deles.

Considere as afirmações analisando se são (V) verdadeiras ou (F) falsas. Sobre as características do período socrático podemos dizer que:

( ) Apresenta a confiança no homem como um ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo e, portanto, capaz de reflexão. Reflexão é a volta que o pensamento faz sobre si mesmo para conhecer-se; é a consciência conhecendo-se a si mesma como capacidade para conhecer as coisas, alcançando o conceito ou a essência delas.

( ) Busca compreender a capacidade de conhecimento do homem, a preocupação se volta para estabelecer procedimentos que nos assegurem que a verdade foi encontrada, isto é, o pensamento deve oferecer a si mesmo caminhos próprios, critérios próprios e meios próprios para saber o que é o verdadeiro e como alcançá-lo em tudo o que investigamos.

( ) Considera a opinião, as percepções e imagens sensoriais como falsas, mentirosas, mutáveis, inconsistentes, contraditórias, devendo ser abandonadas para que o pensamento siga seu caminho próprio no conhecimento verdadeiro.

Escolha a alternativa que contém a resposta correta, respectivamente:

Alternativas:

a)
V – V – V.

Alternativa assinalada
b)
F – F – V.

c)
V – F – F.

d)
F – V – F.

e)
V – V – F.

4)Texto base:
Definiu o campo das ações éticas: são definidas pela virtude, pelo bem e pela obrigação, mas também compõem um campo especial no qual a decisão e a escolha são essenciais. Deu importância à vontade, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras: a sabedoria prática, a prudência.

O filósofo que trabalhou sobre essas reflexões foi:

Alternativas:

a)
Pitágoras.

b)
Protágoras.

c)
Sócrates.

d)
Aristóteles.

Alternativa assinalada
e)
Platão.

Respostas

respondido por: wilmardez
140

Resposta:

1 = b)  A máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”.

2 = d)  Protágoras - antilógica - sofistas

3 = a)  V – V – V.

4 = d)  Aristóteles

Explicação:

Corrigido pelo AVA


CaroliinaAlves: todas certas
kalinesousa9710: Todas corretas, obrigada ☺️
claudineiacsantos84: Todas corrigidas
claudineiacsantos84: Certinhas
silvanalopes05: certo
respondido por: Matheusieti
26

1 - A alternativa B é que melhor define a máxima de Protágoras em relação a filosofia e as formas geométricas.

Na interpretação dessa frase vemos que o homem mensura suas medidas a partir das ideias que assume como verdadeiro ou errado, neste caso falso.

Os sofistas surgiram inseridos na democracia da Grécia Antiga, a base para seu pensamento era na visão relativa da existência, indo na contramão de Sócrates.

Vale notar que a ética sofista, direcionava as técnicas de ensino a retórica, que deveria ser utilizada como um recurso no discurso para que os indivíduos que estiverem interagindo no diálogo possam perceber as diferentes formas que esse discurso é feito.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/15126132

2 - A alternativa D é a que melhor define a sequência sobre a ótica Sofista e a filosofia do período.

Para os Sofistas, os fundamentos do pensamento político decorrem de uma relação entre diferentes almas ou partes de uma mesma alma, criando uma relação social ideal (Utópica).

Para eles a política é a ciência suprema entre todas, e ela se serve em prol da cidade, levando em consideração que a tarefa política é investigar a melhor forma de governo e quais as soluções para garantir a felicidade coletiva.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/21167748

3 - Todas as alternativas estão corretas, o sentido filosófico passado por Sócrates influenciou diretamente Platão e outras escolas da filosofia. Letra A.

Sócrates foi um dos principais filósofos do período da Grécia antiga, que auxiliou na fundamentação do pensamento atual.

Uma de suas principais fundamentações dialogava sobre a retórica que deve ser utilizada como um recurso no discurso para que os indivíduos que estiverem interagindo no diálogo possam perceber as diferentes formas que esse discurso é feito e interpreta-los de maneira, para que mesmo que haja um questionamento ou alguma crítica ele tenha entendido de maneira adequada o que foi passado.

Para o filósofo Sócrates a argumentação é importante para que a aula se torne mais dinâmica e inclusiva, evidenciando as potencialidades dos alunos e os auxiliando a combater a timidez e o medo de apresentação.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/80258

4 - A alternativa que melhor se refere as reflexões de Aristóteles sobre as açoēs éticas na filosofia grega antiga.

Aristóteles define o conhecimento como parte da busca pela lógica. Deste modo, essa perspectiva parte do pressuposto que todo indivíduo sempre coloca em prática aquilo que sabe, além de afirmar aquilo que não sabem, porém, sua evolução permite que ele aprenda aquilo que não sabe.

Para ser mais exato, Aristóteles cria essa reflexão para falar sobre o indivíduo sensato, que deve questionar e buscar conhecimento para viver com sabedoria, não sendo ignorante.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/5471758

Anexos:
Perguntas similares