CITE AS CARACTERÍSTICAS DA SEGUNDA REVOLUÇÃO
*
FAÇA UM RELATO DO QUE VOCÊ ENTENDEU *
por favor me ajudem é para hoje!
Respostas
Resposta:
aSegunda Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX (c. 1850 - 1870), e terminou durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), envolvendo uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço.
desenvolvimento tecnológico intenso, principalmente nas indústrias metalúrgica, química, elétrica e farmacêutica;período de grandes invenções que revolucionaram a medicina, a eletricidade, os meios de transporte, as guerras;
Resposta:
Segunda Revolução Industrial é marcada por diversas características por se tratar de um momento histórico importante para o desenvolvimento da indústria, avanços tecnológicos e aumento da produtividade.
as principais características da Segunda Revolução Industrial, destacamos:
desenvolvimento tecnológico intenso, principalmente nas indústrias metalúrgica, química, elétrica e farmacêutica;
período de grandes invenções que revolucionaram a medicina, a eletricidade, os meios de transporte, as guerras;
surgimento dos Estados Unidos como grande potência econômica mundial;
migração da população das áreas rurais para os centros urbanos;
utilização dos motores à combustão (uso do petróleo como combustível);
disputa territorial por países da África, Ásia e América Latina (imperialismo).
Explicação
Entre 1850 e 1950, a busca por descobertas e invenções foi longa, o que representou maior conforto para o ser humano, bem como a dependência dos países que não realizaram a revolução científica e tecnológica ou industrial.
O mundo todo passou a comprar, consumir e utilizar os produtos industrializados fabricados na Inglaterra, França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica e Japão.
A descoberta e o aproveitamento de novas fontes de energia - o petróleo (no motor a combustão), a água (nas usinas hidrelétrica), o urânio (para a energia nuclear), revolucionaram ainda mais a produção industrial. A lista de invenções e descobertas é enorme, o que representou maior conforto para o ser humano.
Na busca dos maiores lucros, levou-se ao extremo a especialização do trabalho, a produção foi ampliada passando-se a produzir artigos em série, o que barateava o custo por unidade.
Surgiram as linhas de montagem, esteiras rolantes por onde circulavam as partes do produto a ser montado, de modo a dinamizar o processo.
A indústria automobilística Ford, do empresário Henry Ford, implantada nos Estados Unidos, foi a primeira a fazer uso das esteiras que levavam o chassi do carro a percorrer toda a fábrica.
Os operários montavam os carros com as peças que chegavam em suas mãos em outra esteira. Esse método de racionalização de produção foi chamado de fordismo.