Descreva as ambiguidades encontradas nas frases abaixo:
a)A cachorra da minha sogra não são de casa.
b)Peguei o ônibus correndo.
c)Há um ano comprei uma casa com um vistoso portão, que venderei agora.
d)Falou de Pedro, filho de nossos vizinhos, que você conhq.
e)Como um churrasco num restaurante que era gostoso.
f)O pai proibido o filho de sair em sua motocicleta.
g)Vi o livro e a autora de que gosto.
h)Tenho um trabalho para entregar ao professor, que me deixa preocupado.
i)Estou fazendo um livro para a editora, que me ocupa o dia todo.
Respostas
Resposta:
a)A cachorra da minha sogra não são de casa. A ambiguidade está na expressão A cachorra da minha sogra : podemos entender que se está falando sobre o animal de estimação da sogra ou sobre a própria sogra de maneira pejorativa.
b)Peguei o ônibus correndo. A ambiguidade está na expressão " correndo" pois pode-se entender que o sujeito da oração estava correndo ou que o objeto da oração, o ônibus, é que estava correndo.
c)Há um ano comprei uma casa com um vistoso portão, que venderei agora. A expressão " que venderei agora" dá a entender que o objeto a ser vendido será o portão da casa, e também possibilita a compreensão de que a casa adquirida há um ano será agora vendida.
d)Falou de Pedro, filho de nossos vizinhos, que você conhq.
e)Como um churrasco num restaurante que era gostoso. A ambiguidade está na expressão " que era gostoso" que nos dá a compreensão de que o churrasco era gostoso e também a possível compreensão de que o restaurante era gostoso.
f)O pai proibido o filho de sair em sua motocicleta. A ambiguidade está na expressão " em sua motocicleta" não sabemos se a motocicleta pertence ao filho ou ao pai.
g)Vi o livro e a autora de que gosto. A expressão ambígua " de que gosto" não deixa claro de quem o sujeito gosta, se é do livro ou da autora.
h)Tenho um trabalho para entregar ao professor, que me deixa preocupado. A expressão ambígua " que me deixa preocupado" nos possibilita compreender que o trabalho deixa o sujeito da oração preocupado e também possibilita a compreensão de que o professor o deixa preocupado.
i)Estou fazendo um livro para a editora, que me ocupa o dia todo. A expressão ambígua " que me ocupa o dia todo" dá a possibilidade de interpretação de que a escrita do livro ocupa o sujeito por um longo período e também a de que a editora para qual ele trabalha o ocupa o dia todo.