COM QUE CORPO EU VOU? - Maria Rita Kehl, Folha de São Paulo, 30/06/2002
O cuidado de si volta-se para a produção da aparência, segundo a crença já muito difundida de que a qualidade do invólucro muscular, a textura da pele e a cor dos cabelos revelam o grau de sucesso de seus “proprietários”. Numa praia carioca, escreve Stéphane Malysse, as pessoas parecem “cobertas por um sobrecorpo, como uma vestimenta muscular usada sob a pele fina e esticada...”
São corpos em permanente produtividade, que trabalham a forma física ao mesmo tempo em que exibem os resultados entre os passantes. São corpos-mensagem, que falam pelos sujeitos. O rapaz “sarado”, a loira siliconada, a perna musculosa, ostentam seus corpos como se fossem aqueles cartazes que os homens sanduíches carregam nas ruas do centro da cidade. “Compra-se ouro”. “Vendem-se cartões telefônicos”. “Belo espécime humano em exposição”.
A cultura do corpo não é a cultura da saúde, como quer parecer... É a produção de um sistema fechado, tóxico, claustrofóbico. Nesse caldo de cultura insalubre, desenvolvem-se os sistemas sociais da drogadição (incluindo o abuso de hormônios e anabolizantes), da violência e da depressão. Sinais claros de que a vida, fechada diante do espelho, fica perigosamente vazia e sem sentido.
Pode-se dizer sobre o título dado ao texto que:
A)representa um protesto contra a cultura inútil do corpo;
B)numa alusão intertextual, faz a correspondência entre corpo e roupa;
C)indica uma posição moderna de ultravalorização do corpo;
D)mostra a futilidade de parte da sociedade moderna;
E)demonstra que o corpo passa a valer mais do que as qualidades morais.
Respostas
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1
Resposta:
letra b
espero ter ajudado
Danidribedlima:
OBRIGADOOOO
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