Um dos acontecimentos decisivos da história ocidental e até mesmo da história mundial deu-se no ano de 312 no imenso Império Romano. A Igreja cristã tinha começado muito mal esse século IV de nossa era: de 303 a 311, sofrera uma das piores perseguições de sua história, milhares foram mortos. Em 311, um dos quatro coimperadores que repartiram entre si o governo do Império estava decidido a pôr fim àquele estado das coisas, reconhecendo amargamente em sua atitude de tolerância que perseguir não adiantava nada, pois muitos cristãos que tinham renegado sua fé para salvar a vida não tinham voltado ao paganismo. [...]
VEYNE, Paul. Quando nosso mundo se tornou cristão [312-394]. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. p. 11-12.
A
O texto aborda três momentos do cristianismo no Império Romano: a perseguição dos fiéis; o fim da perseguição e liberdade de crença; a transformação do cristianismo em religião oficial.
B
De acordo com o texto, compreende-se que a religião cristã foi rapidamente aceita pela sociedade e pelos governantes romanos.
C
O texto afirma que o cristianismo sofreu perseguição e nunca foi aceito pelo Império Romano.
D
Pode-se afirmar que a perseguição aos cristãos não foi uma política do Estado romano, mas uma ação de fiéis das outras crenças que existiam em Roma.
E
O cristianismo tornou-se religião oficial do Império Romano com Júlio César.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra a, depois de toda a perseguição e morte o cristianismo se tornou a religião oficial do império romano
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás