A síntese de lipídios, contração muscular, liberação de glicose pela quebra do glicogênio e desintoxição do organismo são funções da organela
a) vacúolo.
b) peroxissomos.
c) complexo golgiense.
d) retículo endoplasmático granuloso.
e) retículo endoplasmático não granuloso
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
Retículo endoplasmático liso ou retículo endoplasmático agranular (REL) ou também chamado de nãp granuloso. É formado por uma rede de membranas internas que ocupa uma grande parte do citoplasma muito próximo ao núcleo. O retículo liso não possui ribossomos aderidos na sua superfície. Ele também pode ser chamado de retículo endoplasmático agranular.
Composição química:
São formadas por lipídios e proteínas.
Funções
• Transporte: as substâncias produzidas pelo retículo endoplasmático podem ser distribuídas por toda a extensão do citoplasma celular.
• Detoxificação: é responsável pelo metabolismo do álcool e de medicamentos. É dentro do retículo endoplasmático liso que ocorre uma série de reações químicas, que transformam essas substâncias tóxicas em produtos não tóxicos. O volume desta organela na célula costuma ser maior nos indivíduos que fazem uma alta ingestão de bebida alcoólica ou de drogas.
Síntese de lipídeos: são mais frequentes nas células hepáticas, nas células que formam as gônadas masculinas e femininas e nas estruturas celulares da glândula suprarrenal.
• Armazenamento de cálcio: O retículo endoplasmático liso nas células musculares estriadas esqueléticas tem a função de armazenar cálcio, que é fundamental para que ocorra o processo de contração muscular.
• Excreção celular: Muitas substâncias produzidas no retículo endoplasmático liso são também enviadas para serem secretas pelo complexo de Golgi e depois integradas a membrana celular. Em todas as células secretoras de produtos de natureza lipídica o retículo endoplasmático liso e o complexo de Golgi são bastante desenvolvidos.