As políticas públicas de saúde no Brasil se desenvolveu por meio da evolução histórica das políticas desde o período do Brasil colônia, contendo seus marcos históricos até a criação do Sistema Único de Saúde em 1988 e pelo período Constituinte com a criação em 1994 do PSF (Programa Saúde da Família), onde tornou-se em 2006 a Estratégia Saúde da Família, desta forma, contemplam nesta trajetória histórica, pelo menos, cinco conjunturas: a República Velha (1889-1930); a Era Vargas (1930-1964); o Autoritarismo (1964-1984) e a Nova República (1985-1988). Nesta mesma temática, identifique nas alternativas abaixo em qual período não condiz com o acontecimento histórico das políticas públicas de saúde do Brasil. Escolha uma:
a. As políticas de saúde executadas durante a nova republica privilegiaram o setor privado mediante a compra de serviços de assistência médica, o apoio aos investimentos e os empréstimos com subsídios.
b. Na República Velha, predominavam as doenças transmissíveis como a febre amarela, a varíola, a tuberculose e a sífilis
c. Na Era Vargas, a saúde pública passou a ter a sua institucionalização e na esfera federal pelo Ministério da Educação e Saúde
d. No período Pós-Constituinte, foi implantado o Programa Saúde da Família. Incorreto
e. No Autoritarismo, houve a unificação dos Institutos de Aposentarias e Pensões (IAP), criando o Instituto Nacional de Previdência Social (INAMPS).
Respostas
Resposta:
a. As políticas de saúde executadas durante a nova republica privilegiaram o setor privado mediante a compra de serviços de assistência médica, o apoio aos investimentos e os empréstimos com subsídios.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Sobre as políticas públicas de saúde no Brasil, podemos afirmar que: As políticas de saúde executadas durante a nova república privilegiaram o setor privado mediante a compra de serviços de assistência médica, o apoio aos investimentos e os empréstimos com subsídios. Alternativa A.
Histórico da saúde pública no Brasil.
O SUS foi criado em 1988 para que toda a população brasileira tivesse acesso integral a saúde e tratamento de doenças. Ele é baseado na igualdade, equidade e integralidade no atendimento. Todo usuário possui suas demandas específicas e deve ser atendido de acordo com elas. Além do tratamento, o SUS também é responsável pela promoção de saúde, ofertando serviços de prevenção e rastreamento de doenças.
O SUS foi feito para que todos tivessem acesso gratuito aos serviços de saúde, no entanto, o sistema público por si só não dá conta da demanda necessária do SUS, pois o nível da complexidade dos casos demanda um número maior de recursos do que o SUS tem disponível. Por isso, é dado que o setor privado é muito privilegiado, pois o SUS acaba por comprar procedimentos dentro de unidades privadas para atender toda a sua demanda.
Veja também sobre determinantes de saúde em: brainly.com.br/tarefa/50550639
#SPJ3