Respostas
Resposta:
O objetivo do presente artigo é apresentar e discutir o conceito de
humanidade [Menschheit], que Kant trata no decorrer de sua filosofia moral. Dado o
conceito de humanidade (no sentido ao qual Kant se refere), apenas seres humanos
seriam possuidores (ou possíveis possuidores) de dignidade? Ou “humanidade”
abrange mais do que apenas seres humanos? A hipótese a ser aqui lançada é de que
Kant entende por “humanidade” natureza racional, de tal sorte que a moralidade
(da qual se implica a humanidade) é a única condição sob a qual um ser racional
pode ser fim em si mesmo. Defendo tal posição partindo de três principais aspectos:
(a) a diferença entre o entendimento comum de “humanidade” (antropológico)
(b) a busca pelo princípio supremo da moralidade, que, para
Kant, implica afastar-se de qualquer antropologia (empírica); e (c) a análise dos
conceitos de autonomia, dignidade e o de humanidade daí implicado, atestando os
três como conceitos não antropológicos - mas sim racionais. Partindo disto, temos
que o conceito kantiano de humanidade não se refere meramente a seres humanos
(no sentido comum), mas a todo ser racional que seja capaz de moralidade, logo, de
humanidade.
Resposta:
Para Kant a humanidade era tida como a compreensão e a moralização no que diz respeito a ética, kant diz que “age de tal maneira que tomes a humanidade, tanto em tua pessoa, quanto na pessoa de qualquer outro, sempre ao mesmo tempo como fim, nunca meramente como meio" ,em sintese a humanidade para kant é quando o individuo compreende que a dignidade humana não é fundamentada pura e simplesmente na autonomia, mas é o fundamento da dignidade da natureza humana e de toda a natureza racional, sendo dessa forma um fim, já que sermos um ser humano racional já nos garante dignidade. A humanidade é universal, e também é a diferença da animalidade, sendo assim a dignidade.
Explicação: