Na década de 1590, a Inquisição enviou às cidades e vilas da região do Nordeste brasileiro o visitador Heitor Mendonça Furtado, para observar se os colonos viviam de acordo com as regras da Igreja. O texto apresentado trata sobre os relatórios do visitador.
Entre os tipos sociais que participaram da visitação estavam uns poucos escravos negros, índios, mamelucos e uma maioria de reinóis, em detrimento de mazombos e mestiços. Isso não significa que os reinóis compunham o grupo numericamente majoritário de Pernambuco no século XVI, pois sua predominância nos autos pode apenas insinuar o pequeno interesse de índios, mestiços e escravos negros nas atividades do Santo Ofício e da Igreja Católica [...]. Quando da investigação feita pelo visitador, as vilas açucareiras já dispunham de um repertório de ofícios mecânicos disponíveis como atividades profissionais para a população livre.
Com base na leitura do texto, é possível identificar que as populações urbanas das regiões açucareiras, no contexto do Período Colonial brasileiro,
(A)
tinham uma grande variedade étnica e diversas figurações de trabalho.
(B)
estavam diretamente excluídas do universo dos grandes engenhos.
(C)
desempenhavam papel secundário no ambiente da Colônia.
(D)
caracterizaram-se pela ausência, no ambiente urbano, do trabalho livre.
rosadru39:
letra d eu fiz no scp com vc
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
letra d
Explicação:
sim
respondido por:
21
Resposta:
letra A tinham várias etnias
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás