Respostas
Resposta:
Amebíase é uma infecção causada por Entamoeba histolytica. É geralmente assintomática, mas diarreia e disenteria leve a grave podem ocorrer. Infecções extraintestinais incluem abscessos no fígado. O diagnóstico é feito identificando-se E. histolytica em amostras de fezes, ou por meio de testes sorológicos. O tratamento da doença sintomática é feito com metronidazol ou tinidazol, seguido por paromomicina ou outro fármaco ativo contra cistos na luz do cólon.
(Ver também Visão geral das infecções intestinais por protozoários e microsporídios.)
Três espécies de Entamoeba são morfologicamente indistinguíveis, mas técnicas moleculares mostram que são espécies diferentes:
E. histolytica (patogênica)
E. dispar (coloniza o cólon de maneira inofensiva, o mais comum)
E. moshkovskii (patogenicidade incerta)
Amebíase é causada por E. histolytica e tende a ocorrer em regiões com condições socioeconômicas desfavoráveis e saneamento precário. A maioria ocorre na América Central, no oeste da América do Sul, no oeste e sudeste da África e no subcontinente da Índia. Em países industrializados (p. ex., EUA), muitos casos ocorrem entre imigrantes e turistas provenientes de regiões endêmicas.
Mundialmente, a cada ano, estima-se que 40 a 50 milhões de pessoas desenvolvam colite amebiana ou doença extraintestinal e cerca de 40.000 a 70.000 morram.
Explicação:
espero ter te ajudado :)