AGORA QUE VOCÊ CONHECE AS LENDAS MAIS COMUNS NO BRASIL, ORGIA
TABELA ABAIXO O TÍTULO E A REGIÃO A QUAL ELA PERTENCE
LOCAL DE ORIGEM
O que significa com suas palavras Reescreva a lenda brasileira que você mais gostou de conhecer
Respostas
Resposta:
a lenda das icamiabas , guerreiras indígenas que deram nome ao fampso amazonas
Explicação:
Icamiabas ou iacamiabas (do tupi i + kama + îaba, significando "peito partido"[1]) é a designação genérica dada a uma lenda de índias que teriam formado uma tribo de mulheres guerreiras.[2] Compunham uma sociedade matriarcal, caracterizada por mulheres guerreiras sem homens.[3] O termo designaria também um monte nas cercanias do rio Conuris[4] (no atual território do Equador). Esta lenda teria dado origem, no século XVI, ao mito da presença das lendárias Amazonas na região Norte do Brasil. Em A Amazônia Misteriosa de Gastão Cruls, lê-se:
Aí existe mesmo, já nas cabeceiras do rio, a serra Itacamiaba, que por muito tempo se quis ter como o habitat da famosa tribo, e cujo nome deturpado para icamiaba, foi também empregado como sinónimo de Amazonas.
Quando o conquistador espanhol Francisco de Orellana [5] desceu o rio pelos Andes em busca de ouro, a vitória das icamiabas contra os invasores espanhóis, foi narrada ao rei Carlos I, o qual, inspirado nas antigas guerreiras[6] ou amazonas, batizou o rio de Amazonas. Amazonas é o nome dado pelos gregos às mulheres guerreiras.[7]
Os relatos de Orellana afirmam que a tropa fora advertida da existência dessas índias antes mesmo de entrar em contato com elas.[8] Orellana descreveu-as como mulheres altas, que andavam nuas e portavam apenas o arco-e-flecha,[9] habitavam casas de pedra e acumulavam metais preciosos.[8]
As icamiabas foram vistas pela esquadra de Orellana em 1542, quando os espanhóis passavam pelo Espelho da Lua, região da atual cidade de Nhamundá, no Amazonas.
Por conta de Orellana e o batismo do rio de Amazonas, com a divisão do Grão-Pará, a parte ocidental recebeu o nome de Amazonas em 1850.
Muitos historiadores associam a descrição feita pelos espanhóis como uma confusão fisiológica e sendo moldada nas lendas e visões eurocêntricas dos povos ameríndios das Américas.