Silagens estáveis possuem uma lenta velocidade de deterioração da superfície frontal. Esse processo é definido como estabilidade aeróbia e ocorre após a abertura do silo. Caso não seja realizado o manejo adequado durante a retirada da silagem, a deterioração do painel será maior. Qual o método mais eficiente para conseguir minimizar as perdas nas silagens? Escolha uma:
Respostas
Resposta:
RESUMO
A avaliação correta do valor nutricional da forragem passa obrigatoriamente por emprego de metodologias adequadas. A qualidade da forragem depende dos produtos da fermentação, no caso da silagem, ou da magnitude das perdas de compostos solúveis e atuação de microrganismos no caso do feno. A abordagem do tema: Avanços metodológicos na avaliação da qualidade da forragem conservada, na 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, tem como objetivo destacar as principais metodologias empregadas na avaliação específica de forragens conservadas, adicionais às avaliações tradicionais de composição químico-bromatológica desses volumosos, e colocar em discussão a necessidade de padronização de procedimentos analíticos. Assim, a revisão prioriza a descrição e sistematização de métodos físicos e químicos importantes para serem implementados na avaliação de forragens conservadas, na tentativa de homogeneizar tais procedimentos. Os recursos metodológicos disponíveis atualmente permitem não somente quantificar, mas também qualificar perdas ocorridas no processo de conservação, exposição aeróbia e oferta dos volumosos aos animais. Esse fato sugere que a adoção de estratégias de manejo dessas forragens deverá, preferencialmente, ser acompanhada de avaliação de perdas integradas no processo.
Palavras-chave: análises físicas, ensilagem, fenação, microrganismos, perdas
Resposta:
Remover o material e fornecê-lo imediatamente aos animais, retirando várias camadas paralelas do painel do silo, cortando camadas de 15 a 30 cm, sempre no sentido da parte superior para a parte inferior do painel.
Explicação:
AVA