Respostas
Região Nordeste do Brasil
Região Nordeste do Brasil, região administrativa
Língua
Descarregar PDF
Vigiar
Editar
Disambig grey.svg Nota: Para a região geoeconômica, veja Região geoeconômica Nordeste do Brasil.
Saiba mais
Este artigo cita fontes confiáveis, mas que não cobrem todo o conteúdo.
Região Nordeste do Brasil
Divisão regional do Brasil
Localização
Características geográficas
Região geoeconômica Amazônia e Nordeste
Estados
Nove estados
Alagoas
Bahia Bahia
Ceará
Maranhão
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Sergipe
Gentílico nordestino[1] (ou nordestense, em desuso)
Área 1 554 291,744 km² 2013
População 56 560 081 hab. 2015
Densidade 36,39 hab./km²
Indicadores
PIB R$ 722 809 000 mil 2013
PIB per capita R$ 11 044 59 2012
IDH 0 710 alto 2017
A Região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Possui área equivalente à da Mongólia ou do estado do Amazonas, população equivalente à da Itália e um IDH médio, comparável com El Salvador (dados de 2010). Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem a segunda maior população, o terceiro maior território, o segundo maior colégio eleitoral (36 727 931 eleitores em 2010), o menor IDH (2017) e o terceiro maior PIB (2009).
É a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em função de suas diferentes características físicas, a região é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata, tendo níveis muito variados de desenvolvimento humano ao longo de suas zonas geográficas.
A região Nordeste foi o berço da colonização europeia no país, uma vez que nela ocorreu a descoberta do Brasil e se consolidou a colonização exploratória que consistia, em suma, na extração do pau-brasil (ou pau-de-pernambuco), cuja tinta da madeira era utilizada para tingir as roupas da nobreza do Velho Mundo. Com a criação das capitanias hereditárias em 1534, foi fundada a vila de Olinda, e anos mais tarde deu-se o início da construção da primeira capital do Brasil, Salvador, para abrigar o governo-geral. O Nordeste foi também o centro financeiro do Brasil até meados do século XVIII, uma vez que a Capitania de Pernambuco foi o principal centro produtivo da colônia e Recife a cidade de maior importância econômica.