analisa as seguintes frases: " Quem tem boca vai a Roma." "Todos os caminhos levam a Roma." "Se queres a paz, prepara-te para a guerra." " Quem tem boca vaia Roma." *
Respostas
Resposta:
qual é a pergunta, que tipo de análise é pra ser feita?
quem tem boca vai a Roma=um adágio que tem seus méritos. Valoriza as pessoas esforçadas e que não se envergonham de perguntar. Afinal, quem pergunta e questiona consegue ir aonde bem quiser.
todos os caminhos leva a Roma=expressão remonta ao fato de que no século 1, quando o Império Romano era o umbigo do mundo e ia da Bretanha (na atual Inglaterra) à Pérsia (no atual Irã), ele chegou a ter 80 mil quilômetros de estradas. Chamadas de cursus publicus, elas não eram como as que temos hoje e constituíam mais um meio de comunicação do que de transporte, por onde mensageiros levavam ordens de um lado para o outro do império.
se quiseres a paz, prepara-te para a guerra=geralmente interpretado como querendo dizer paz através da força — uma sociedade forte sendo menos apta a ser atacada por inimigos).[1] A frase é atribuída ao autor romano do quarto ou quinto século, Flávio Vegécio.
quem tem boca vaia Roma =justamente isso que as pessoas faziam em relação aos “deslizes” dos imperadores e as formas de governo que definhavam o império: vaiavam Roma.