A Guerra do Paraguai, maior conflito armado da história da América do Sul, teve graves consequências para os envolvidos, principalmente para o derrotado Paraguai. O texto apresenta alguns números deixados pela guerra.
Com base em dados demográficos, Júlio José Chiavenato diz que é possível apontar a população paraguaia em "mais ou menos 800 mil pessoas", e que "a guerra provocou uma matança absurda" deixando o Paraguai em uma situação "que até hoje não se recuperou". Segundo ele, morreu na guerra cerca de 90% da sua população masculina maior de 20 anos.
[...]
"Todos estes números são polêmicos. As informações que eu tenho é que o Paraguai tinha cerca de 400 mil pessoas e que sobraram 180 mil a 200 mil no fim da guerra. Mais de dois terços da população masculina", aponta o professor Doratioto.
STOCHERO, Tahiane. Após 150 anos, estopim da Guerra do Paraguai ainda gera controvérsia.
Compreende-se que o maior conflito armado da história da América do Sul foi especialmente devastador para o Paraguai, pois
(A)
a grande mortalidade que a guerra provocou, dificultou a reconstrução do país.
(B)
a destruição do exército paraguaio significou o fim da independência do país.
(C)
dificultou a recuperação econômica do país, apesar da baixa taxa de mortalidade ocasionada pela guerra, que acometeu somente os homens paraguaios.
(D)
matou igualmente homens, mulheres, crianças, jovens e idosos paraguaios.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
letra D
Explicação:
A GUERRA DO PARAGUAI FOI UMA GERRA MUITO SANGUINIA, POIS MATOU: CRIANÇAS, IDOSOS, MULHERES
enzonogueiracassini:
mano e a c
respondido por:
0
questão (D)
tmb fiz no SPE
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás