Respostas
Resposta:
Esses povos eram conhecidos pelos seus inimigos como sanguinários, sujos, brutos, primitivos e poucos eram os que sabiam escrever. De início os bárbaros vivam em paz com os romanos, a partir dos séculos IV e V começaram a se deslocar em direção ao Império Romano devido aos Hunos que estavam vindo do leste, invadindo a Europa causando pânico e destruição por onde passavam. Forçando os povos a entrarem pelas fronteiras do Império Romano.
Com isso houve uma precipitação na fragmentação do império que já estava em crise devido ao escravismo e a anarquia militar. O ápice das invasões ocorreu no ano de 476, quando o último imperador foi deposto e um bárbaro assumiu o título de rei de Roma.
Quase todos os reinos foram efêmeros, não possuíam uma organização muito eficiente, alguns chefes se esforçavam para manter a ordem, porém não obtinham muito sucesso.
Os principais reinos foram:
Reino dos Ostrogodos: foi criado na Península Itálica.
Reino dos Visigodos: foi criado na Península Ibérica.
Reino dos Vândalos: foi criado no norte da África.
Reino dos Suevos: foi criado na região costeira da Península Ibérica.
Reino dos Borgundinos: foi criado na região da Gália, que mais tarde foi conquistada pelos francos.
Reino Anglo Saxão: foi criado na Bretanha após os saxões vencerem os bretões.
A religião dos Bárbaros
Os Bárbaros, antes da invasão ao Império Romano, praticavam uma religião politeísta. Adoravam aos deuses representantes das forças da natureza. Odin era o principal Deus, representava a força da guerra. Havia também Thor, Deus do trovão e Freya a Deusa do amor. Na crença deles havia uma vida após a morte, onde todos os guerreiros mortos em batalha iriam para a Valhala, o paraíso. Essa crença fazia com que esses povos desejassem ainda mais a guerra.
O Império Romano foi destruído pelos Bárbaros, mas eles aceitaram a religião dos romanos. Adotaram o cristianismo como religião e fizeram com que a igreja católica exercesse seu poder sobre a população. A queda do Império Romano marcou o início da Idade Média.
Os principais povos Bárbaros
Francos: estabeleceram-se na região da atual França e fundaram o Reino Franco. Os primeiros registros desse povo são do século 3, quando ele dominava áreas das atuais Bélgica e Holanda.
Lombardos: invadiram a região norte daPenínsula Itálica.
Anglo-Saxões: eram descendentes de três grupos que migraram da Alemanha e da Dinamarca para a Inglaterra no século 5: os anglos, os saxões e os jutos.
Hunos: vieram da Ásia no século 4, os hunos eram guerreiros muito temidos que viviam em carroças ou tendas provisórias.
Gauleses: eram originais das atuais Bélgica e Holanda desde o século 5 a.C.
Godos: eram escandinavos e dividiam-se em ostrogodos e visigodos, que falavam dois dialetos do idioma gótico.
Vândalos: eram originários da Europa Central fugiram para o oeste do continente para se safar dos hunos no século 5. Em 429, os vândalos foram para o Norte da África e criaram um reino na Tunísia e na Argélia.