PERGUNTA 6
Os macrófagos iniciam a resposta imunológica por vários motivos. Dentre eles, por serem células fagocitárias presentes em diversos tecidos e conseguirem, então, englobar uma variedade de patógenos. Os macrófagos ativos realizam o seu papel de célula fagocítica, sendo importantes nas respostas inflamatórias, uma vez que possuem receptores em sua superfície celular e conseguem reconhecer diferentes classes de patógenos.
Com relação às características dos macrófagos, analise qual(is) da(s) afirmativa(s) a seguir mostra(m) como esses macrófagos sinalizam a presença de um patógeno para o sistema imunológico.
I. Os macrófagos recrutam outras células do sistema imunológico após iniciarem a secreção de anticorpos, sinalizando a necessidade de se combater um agente patogênico.
II. Após a internalização dos patógenos, ocorre a digestão e produção de citocinas e quimiocinas que sinalizam para diferentes células do seu entorno a necessidade de se combater um agente patogênico.
III. Ocorre a liberação de grânulos pelos macrófagos que sinalizam para diferentes células do seu entorno a necessidade de se combater um agente patogênico.
Agora, assinale a alternativa que contém a(s) resposta(s) correta(s).
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III.
I, II e III.
Respostas
Resposta:
II
Explicação:
Somente após o reconhecimento e ligação dos receptores de membrana do macrófogo tecidual com os PAMPS do patógeno, o macrófago inicia a fagocitose, onde ocorre a formação e vesículas intracelulares contendo o conteúdo extracelular. Esse fagossoma se une com um lisossoma dando origem a um fagolisossoma onde ocorre a degradação do patógeno. Porém quando isso não é suficiente para conter o patógeno, o macrófago libera citocinas e quimiocinas no meio extracelular. responsáveis por atrair mais leucócitos para o local da infecção, dando início a uma resposta inflamatória.
Os macrófagos são células de defesa inespecíficas, elas apenas fagocitam tudo o que elas consideram como um corpo estranho, seja um patógeno, uma proteína defeituosa ou uma substância inorgânica incomum no organismo (alternativa B).
As únicas células que produzem anticorpos são os linfócitos B, os macrófagos e os linfócitos T são capazes de "capturar" e "apresentar" os patógenos ao linfócitos B para que essas células possam criar memória imunológica e produzir anticorpos específicos.
Os macrófagos não liberam grânulos, as células que fazem isso são os eosinófilos, eles liberam grânulos no meio que induzem a inflamação.
Venha estudar mais sobre os macrófagos e demais leucócitos em:
https://brainly.com.br/tarefa/25704149