Respostas
Explicação:
que devemos esperar de um mundo conectado?
A transformação já acontece e sua expansão é inevitável. Com tantas mudanças, os profissionais terão que acompanha-las e se adaptar ao ambiente da melhor forma possível
Entre palestras, apresentações, pavilhões gigantescos e centenas de stands/empresas, milhares de pessoas se concentraram para o maior evento do mercado mobile no mundo, o Mobile Word Congress, Barcelona (ESP). Com muitos lançamentos, inovações, discussões sobre regulamentação e modelos de negócios, o que aconteceu de 4 anos para cá ficou para trás e as indagações agora são sobre como será o futuro frente a esta transformação que começou na palma da mão.
Está previsto para 2016 o lançamento do 4.5G, que será um passo para a transição do 5G, planejado para 2020. O 5G será uma conexão de alta velocidade, com maior cobertura e múltiplas conexões com baixa latência. Esta tecnologia vai possibilitar inúmeras aplicações, novos modelos de negócios e até novas indústrias.
Ter acesso a internet é como respirar. E uma grande transformação acontecerá com a chamada Internet das Coisas (IdC). Tudo estará conectado ao celular, desde a casa, a cidade, os transportes, a saúde, e assim por diante.
Ainda falando sobre o consumidor, a experiência dele em compras deve melhorar cada vez mais, com as empresas atuando cada vez mais em seus mobile commerces, por exemplo. Com a presença mobile, existem diversos pontos de contato que podem ser trabalhados, porém, para isso, deve-se criar confiança. Os produtos/apps/sistemas devem ser simples e a forma como engajam os usuários deve ser melhorada.
A aposta é que formas digitais de pagamentos ganhem cada vez mais força em diversos campos de atuação, inclusive no varejo. Integrações com POS e ERP’s devem ocorrer. O grande desafio das empresas de mobile é criar o ecossistema certo para marcas, varejistas e consumidores. É preciso que as companhias tenham uma visão macro do ambiente e ajam localmente para cada situação.
Além disso, a expectativa para o Mobile Payment / Mobile Money é que este recurso esteja cada vez mais forte e com maior presença. Já existem diversas soluções e sistemas de pagamento, e muitas outras estão sendo lançadas. Como é o caso do SamsungPay, plataforma de pagamento da Samsung, que teve o lançamento no MWC.
Por fim, o Mobile Advertising / Media continua em crescimento, independente do cenário econômico. As empresas continuam investindo em Mídia Mobile, porque enxergam nesta vertente uma oportunidade para aumento de lucro e de geração de negócios. Com a crescente, ele deve representar tanto quanto ou até mais que a mídia em desktop.
Fato é que, a transformação já acontece e sua expansão é inevitável. Com tantas mudanças por vir, os profissionais terão que acompanha-las e se adaptar ao ambiente da melhor forma possível pensando sempre no benefício e facilidade que o mobile pode trazer para a vida das pessoas.