• Matéria: História
  • Autor: anasarahcruz29
  • Perguntado 5 anos atrás

A grande expansão territorial que ocorreu no período da República Romana provocou o fortalecimento de grupos sociais que questionavam o poder do Senado e dos patrícios. Assim, os comerciantes, que enriqueceram com o aumento das trocas comerciais no Mar Mediterrâneo, pleiteavam maior participação política, e os:
a. escravos buscavam realizar uma reforma agrária, o que geraria maior igualdade jurídica na sociedade romana.
b. cartagineses, que venceram as Guerras Púnicas e controlavam o Mar Mediterrâneo, cobrariam impostos dos comerciantes romanos.
c. generais, fortalecidos com o aumento do prestígio do Exército, tinham claras aspirações políticas e aproveitaram esse momento para realizar uma distribuição de terras entre seus soldados.
d. plebeus, enriquecidos nas cidades, pressionavam o Senado por melhores condições de vida e buscavam acabar com a política do pão e circo.
e. banqueiros muçulmanos, que não aceitaram o domínio romano na região da Ásia menor, declararam guerra na região da Palestina, levando a República Romana a uma crise e ao consequente esgotamento do regime.


johanncidral: oi.turu bão???
gracielianselmp555h2: resposta (d) plebeus, enriquecidos nas cidades, pressionavam o Senado por melhores condições de vida e buscavam acabar com a política do pão e circo.

Respostas

respondido por: gracielianselmp555h2
2

Resposta:

D:  plebeus, enriquecidos nas cidades, pressionavam o Senado por melhores condições de vida e buscavam acabar com a política do pão e circo.

Explicação:

Perguntas similares