4.Além de negros e mulatos, outros grupos sociais estiveram envolvidos na Revolução
Pernambucana? Em caso afirmativo, quais?
preciso urgentemente
Respostas
Revolução Pernambucana
A Revolução Pernambucana foi um conflito de causa e efeito. Uma forte demonstração da intenção de ruptura com Portugal aconteceu em 1817, na capitania de Pernambuco.
Pernambuco sofria, como toda a colônia, as dificuldades originadas do aumento do custo de vida provocado pela presença da corte portuguesa no Brasil.
Aliado a essa dificuldade geral, dois anos de seca, 1815 e 1816, haviam comprometido a lavoura daquela que era a principal área de cultivo de produtos tropicais.
Essa situação era agravada pelos privilégios que negociantes portugueses ainda mantinham no comércio local, em particular na compra e na exportação do algodão.
A aristocracia rural pernambucana, acostumada a vários séculos de riqueza, insurgiu-se contra a Coroa portuguesa que, no seu entender, era a responsável por seus prejuízos.
espero ter ajudado
Resposta:
Sim
Explicação:
O movimento contou com a participação de vários grupos sociais, como a elite local, militares, comerciantes e padres. Os revoltosos defendiam:
*a proclamação da República;
*o fim dos impostos cobrados por Dom João VI;
*a liberdade de imprensa e de culto;
*o aumento do soldo dos soldados;
*a instituição dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário);
*a manutenção do trabalho escravo.
Resumindo
A Revolução Pernambucana de 1817 foi o último movimento separatista de caráter republicano do período colonial brasileiro.Teve apoio da elite local contra a presença portuguesa.Defendia a república, manutenção da escravidão, fim da cobrança de impostos, liberdade de credo e de expressão.Apesar do curto período no poder, os rebeldes foram derrotados pelas tropas fiéis ao governo, condenados e punidos em praça pública.